Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRN promove workshop sobre patentes

Inscrições devem ser feitas pelo Suap, até as 08h do dia 1º de outubro de 2021

Publicada em 20/09/2021 Atualizada há 1 ano

Evento acontece em formato remoto.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (NIT/IFRN) e a Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) realizará, no dia 01º de outubro de 2021, das 09h às 12h, o Workshop: Construção de Patentes Relevantes, através da plataforma Zoom.


O evento trará uma introdução da construção de patentes relevantes, além de busca e análise de informações, com foco em patentes. Durante o evento, serão abordados alguns dos principais pontos desses tópicos, especialmente, partes em que são colocadas em prática a lógica e os porquês que estão por trás da construção de patentes, que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas. O curso é voltado à comunidade acadêmica e pesquisadores do IFRN que tenham interesse no assunto,  após as duas horas iniciais, o evento terá  mais uma hora para interação com os participantes.


O workshop contará com a presença de Henry Suzuki, sócio fundador e diretor geral da Axonal Consultoria Tecnológica, titular da cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Fortec e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atuante em diversas redes, tem se dedicado à missão de disseminar conhecimentos sobre inteligência tecnológica, inovação e patentes.


Abordagem no workshop

O workshop abordará temáticas de patentes como: Instrumentos para impedir terceiros de usarem invenções que tenham concebido; Definição de problemas técnicos, subproblemas técnicos e construções mínimas como base para patentes relevantes, patentes como fontes de informações e fontes para aprendizagem sobre como redigir patentes.


Apoio Institucional a Proteção da Propriedade Intelectual

O Edital n° 5/2021-Propi/RE/IFRN, lançado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, na modalidade de fluxo contínuo, orienta os servidores da instituição a registrar seus ativos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). No edital, pesquisadoras e pesquisadores podem solicitar registros de patentes, softwares, marcas, entre outros.


Inscrições e participação

O evento emitirá certificado e as inscrições podem ser realizadas através do Sistema Único de Administração Pública (Suap), até às 08h do dia 1º de outubro.

Os participantes deverão entrar na reunião pelo Zoom, através do link: https://us02web.zoom.us/j/87012237863?pwd=SytLaWErN1JFUk9YTGkxV0dXVGlVdz09 (ID da reunião: 870 1223 7863, senha de acesso: 071897).



Acesse:

Inscrições