Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO ON-LINE

NEABI promove o I Abril Indígena do Campus Pau dos Ferros

Com o tema "Protagonismos indígenas: histórias, vidas e falas", evento tem início nesta quarta-feira, 7 de abril

Publicada em 06/04/2021 Atualizada há 1 ano

Identidade visual do evento desenvolvida por Marlon Chaves, aluno do curso de Alimentos

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus de Pau dos Ferros do IFRN realizará o I Abril Indígena.


Com o tema “Protagonismos indígenas: histórias, vidas e falas”, o evento reforça a preocupação do NEABI em torno das lutas indígenas.


O evento acontece nos dias 7, 16 e 19 de abril, em formato totalmente remoto por conta da pandemia da Covid-19.


Segundo o Professor de Sociologia, Francisco Carlos, o evento tem como objetivo agregar saberes, lutas, contribuições e perspectivas indígenas. "Defendemos a importância do debate cotidiano e a construção coletiva de um olhar crítico sobre as realidades indígenas", comenta o coordenador do evento.

Programação

A programação do evento é composta por uma palestra e duas mesas-redondas.


Primeiro dia (7/4)
O primeiro momento acontece por meio de uma discussão em parceria com o Grupo de Análises Interdisciplinares Ambientais (GAIA) no dia 7 de abril, às 19 horas. Esse debate conta com a participação do professor Edson Hely Silva, com a palestra intitulada "Indígenas no Nordeste: por uma história socioambiental regional", mediada pelo Professor Gabriel Pereira.

Segundo dia  (16/4)
No segundo momento, acontece a mesa intitulada “Protagonismos indígenas: histórias, vidas e falas”, no dia 16 de abril, às 16 horas. A mesa será composta pelo professor João Elis, indígena Potiguara (Baia da Traição – PB); do graduando em comunicação Karkara, indígena Tunga e da mestranda em Antropologia Social/UFRN Tayse Campos, Indígena Mendonça Potiguara (Comunidade indígena Amarelão-João Câmara/RN), mediada pela professora Lívia Barbosa.
Terceiro dia (19/4)
Encerrando a programação, será realizada a mesa-redonda intitulada “Resistindo desde 1500”, composta por Eliane Potiguara, Cristina Tapuya, Meyriane da Costa, Mãe Maria de Xoroquê, Kaline Cassiano e Tayse Campos. Essa mesa será organizada pelo NEABI sistêmico no dia 19 de abril, às 19 horas.



Toda a programação será transmitida pelo canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube. O I Abril Indígena é gratuito e aberto à comunidade externa. As inscrições podem ser efetuadas no site do evento.


Acesse:

Página do evento: https://www.even3.com.br/abrilindigenaifrnpdf/

Canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube