DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulheres Mil: quando um sonho se torna realidade

Cinelândia Bezerra mostra como o Programa oportuniza a formação profissional e a mudança de vida

Publicada em 08/03/2019 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Cinelândia afirma estar realizada como costureira profissional. Ela fez o curso no Campus Pau dos Ferros do IFRN

Oriunda do interior do Rio Grande do Norte, Cinelândia Bezerra, costureira, é a personagem escolhida para homenagear e inspirar as mulheres de todo o estado, hoje (8), no Dia Internacional da Mulher. Ex-aluna do curso para Formação Inicial e Continuada (FIC) de Corte e Costura, do Programa Mulheres Mil, no Campus Pau dos Ferros do IFRN, atualmente, se sente realizada: “recomendo [o curso], e gostaria de fazer novamente”, relata.

Com a oportunidade de realizar um sonho existente desde sua infância, a egressa conseguiu adaptar seus horários de trabalho, à época, como empregada doméstica, e estudos, para iniciar sua trajetória enquanto aprendiz de costureira. Antes de se candidatar ao curso, Cinelândia acreditava que era difícil ingressar na Instituição: “pensava que haveria muitas barreiras, mas, graças a Deus, foi fácil. O IFRN é bom, porque dá muita oportunidade para as pessoas”, conta.

O caminho para chegar ao curso foi repleto de aprendizados: Cinelândia passou por formações em produção de doces e de cabeleireira, mas o desejo de costurar sempre foi soberano em sua vida. Seu primeiro contato com a atividade foi no Instituto: “desde pequena que eu tive esse sonho, mas nunca fiz curso particular, porque não tinha condições financeiras. O IFRN, além de disponibilizar [o curso] gratuitamente, nos dava auxílio-transporte, o que ajudou bastante”, destaca. A egressa afirma que o curso proporcionou a ela muito mais aprendizado, já que, anteriormente, ela não sabia cortar, nem manusear a máquina de costura.

Mudança de vida
“O IFRN mudou completamente a minha vida”, diz. Hoje, a costureira possui uma melhor estabilidade financeira: “eu mal tenho tempo vago, porque eu estou no trabalho, costurando, e, quando chego em casa, vou costurar. É maravilhoso”, fala, emocionada. O Programa Mulheres Mil surgiu como uma possibilidade de aliar a educação ao trabalho, visando à diminuição de problemas sociais em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano. “Quero me aperfeiçoar mais, até o fim da minha vida, eu só quero costurar”, conclui.

Cinelândia hoje tem suas máquinas em casa, adquiridas graças ao conhecimento construído no Instituto, ao esforço para aplicá-lo e, consequentemente, conquistar um lugar no mundo do trabalho. Para outras mulheres, neste 8 de março, a mensagem da costureira é a de ter força e tentar: “têm muitos profissionais prestativos e que merecem estar aqui mesmo. O IF é muito gratificante”, completa.

Programa Mulheres Mil
O Mulheres Mil começou como experiência piloto em 2007, no Rio Grande do Norte, e em 2011 foi institucionalizado pelo Governo Federal como Programa nacional, por meio da Portaria do MEC nº 1.015, de 21 de julho de 2011. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar as oportunidades de trabalho e de educação para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

No IFRN, desde 2011, foram formadas cerca de 3 mil mulheres, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os principais cursos ofertados são os de Formação Inicial e Continuada (FIC), como Auxiliar Administrativo (12,9%), Camareira (10,8%), Modelista e Costureira em Geral (8,0%), Cuidador de Idoso (7,7%), Zeladoria (5,9%), Costureiro (5,9%), Processamento de Frutos (5,0%), Manipulação de Alimentos (4,5%), Produtora de Derivados do Leite (4,4%), Corte e Costura (4,2%), Beneficiamento e Gastronomia do Pescado (4,0%) e Processamento de Doces (3,9%).

Em 2019, os campi do Instituto vão ofertar 20 cursos diferentes. Cada mulher matriculada recebe o benefício de R$ 120 para permitir o deslocamento até o local do curso. Além das aulas específicas da formação profissional, elas têm disciplinas e atividades que buscam aprimorar a formação social e a autoestima para buscar novas oportunidades no mundo do trabalho ou acadêmico.