Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OLIMPÍADA NACIONAL

Metal com peso intelectual: Campus Pau dos Ferros conquista medalha de prata na ONHB 2020

Duas equipes ainda conquistaram menção honrosa

Publicada em 25/11/2020 Atualizada há 12 meses

Momento em que a elaboradora da ONHB, "Carô" Murgel, anuncia a conquista da medalha de prata a uma das equipes do Campus Pua dos Ferros.

Foram 1.600 estudantes através de 421 equipes que disputaram a fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que aconteceu neste domingo (22), e sagrou as equipes campeãs desta emocionante competição intelectual que põe à prova conhecimentos de estudantes de todas as regiões do País.

 
O Campus Pau dos Ferros registrou três equipes finalistas, das quais a "Gabirus Alados" conquistou medalha de prata. Sob orientação do Professor Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, a equipe é formada pelos estudantes: Kaio Guilherme Siqueira de Oliveira, Hugo Rikelme da Silva Leite e Carlos Kelwin Morais de Souza Castro. A premiação foi anunciada de maneira on-line pela Professora Dra. Ana Carolina "Carô" Murgel, da Unicamp, elaboradora da ONHB (ver imagem).


O Professor Gabriel Oliveira comemora o êxito do Campus na Olimpíada: "A ONHB é uma experiência consolidada no nosso Campus, fundamental para a nossa formação. Embora com as dificuldades impostas pela pandemia, participamos com várias equipes de todas as séries e cursos técnicos integrados. Toda a nossa caminhada foi um momento de esperança e energia. O resultado final celebra essa nossa árdua jornada coletiva e mostra a importância que a educação pública, gratuita e de qualidade tem no nosso interior do RN", frisa.


Campus conquista também menção honrosa
Além da medalha de prata, as equipes "O Império dos Filhinhos de Brito" (orientada pela Professora Mestre Lívia Barbosa) e "Pique Blainders" (orientada pelo Professor Gabriel Oliveira) receberam menção honrosa.


A Professora Lívia Barbosa destacou a importância da Olimpíada para o aprendizado dos estudantes: "A ONHB traz fontes, pesquisa e conhecimento histórico plural de qualidade para todos nós. A experiência é muito marcante para alunos e alunas, e posso dizer que é para nós docentes também." A Professora ainda aponta que os ganhos vão além da premiação: "A medalha brinda o trabalho e preparação que tivemos em conjunto, mas o processo compartilhado é, com certeza, o melhor de tudo. O que cada aluno e aluna aprendeu não é medido em premiações", detalha Lívia.


NORDESTE E IFRN SE DESTACAM

A Olimpíada concedeu 40 medalhas de bronze, 30 de pata e 20 de ouro às equipes com melhor desempenho.O Nordeste foi a região que levou maior número de medalhas, angariando 64 do total de 90.Além do Nordeste, o IFRN também foi desta que na edição 2020 da ONHB. Das 13 medalhas do estado potiguar, 12 foram para o IFRN.


Acesse:

Divulgação do resultado da ONHB 2020


Edição 2020 movimenta quase 70.00 estudantes de todo o Brasil
A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. Com inscritos de escolas públicas e particulares, para participar são formadas equipes de três estudantes dos 8º ou 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de História da escola.

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.
*Com informações da assessoria de imprensa da ONHB 2020.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

19/11/2020: Campus Pau dos Ferros tem 3 equipes na fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil.