Ensino
Licenciatura em Química recebe visita da Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Encontro reuniu estudantes e servidores na última terça-feira, 5
Publicada por Francisco Franca em 09/11/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
Na tarde da última terça-feira, 5, acadêmicos da Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros receberam a visita da coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que conta com o apoio e fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na ocasião, os Professores Drª Louize Gabriel e Dr. Breno Trajano, responsáveis pela Coordenação do Programa no âmbito do IFRN, comandaram o encontro que reuniu a coordenação do curso e demais servidores e, posteriormente, também os estudantes integrantes do Pibid.
O encontro faz parte de um cronograma de visita aos campi promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e teve como objetivo amparar in loco como está sendo a implementação e acompanhamento dos subprojetos do Pibid aprovados em edital que selecionou 24 bolsistas, além de formação de cadastro de reserva.
Durante a visita foi apresentada a Coordenação Institucional do Programa, momento de avaliação entre os coordenadores e servidores envolvidos na Licenciatura, além de encontro com os estudantes com espaço para perguntas e resposta. A reunião contou ainda com mensagem do Reitor aos graduandos participantes do Programa.
As contribuições do Pibid para e desenvolvimento educacional e social
A Professora e Pesquisadora de Química, Drª Ayla Bizerra, avalia a importância do Programa, relatando que é algo que vai além bolsa e formação dos graduandos: “O Pibid é um Programa fundamental na formação de nossos licenciandos, mas também ele é importante para o fortalecimento da educação básica. Os benefícios do Programa e a sua importância se estendem na sociedade, pois a comunidade se beneficia da atuação desses licenciandos, que levam novas metodologias, se inserem no contexto da comunidade, conhecem a realidade dos alunos e passam a ter a vivência do cotidiano escolar, detalha a Professora.
Para Ayla, o Pibid fortalece os desafios de aprendizagem:
A partir da realidade dos alunos, as suas atuações se dão no sentido de mitigar os problemas de aprendizagem e de trazer novas metodologias, novas alternativas para que essa aprendizagem ocorra de uma forma mais eficiente, mais eficaz, e que tenha uma melhor qualidade.
Os graduandos e o Pibid
Embora no primeiro ano da graduação, Laura Beatriz já demonstra expectativas ao ser selecionada para o Programa:
A visita foi extremamente positiva, trouxe informações de grande relevância sobre o desenvolvimento e o funcionamento do programa, despertando expectativas que vão além do incentivo financeiro, das quais destaco a oportunidade de vivenciar a prática docente e a troca de conhecimento entre alunos e professores por meio do trabalho em equipe, um dos pilares fundamentais do Pibib
Laura Beatriz está no 8º período da Licenciatura também comenta sobre a reunião. Laura já participou de edição anterior e, agora, foi selecionada novamente para o Pibid.
A reunião foi muito boa e produtiva. Foi um momento de nós veteranos rever e, para quem está chegando agora, conhecer o funcionamento Pibid, que será realizado com 24 bolsistas envolvidos com atividades de iniciação à docência em diferentes escolas. Isso é muito importante pra gente.
- Palavras-chave:
- Iniciação à Docência Licenciatura Pibid Campus Pau dos Ferros Química