Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Licenciatura em Química recebe visita da Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Encontro reuniu estudantes e servidores na última terça-feira, 5

Publicada por Francisco Franca em 09/11/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

Na tarde da última terça-feira, 5, acadêmicos da Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros receberam a visita da coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que conta com o apoio e fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na ocasião, os Professores Drª Louize Gabriel e Dr. Breno Trajano, responsáveis pela Coordenação do Programa no âmbito do IFRN, comandaram o encontro que reuniu a coordenação do curso e demais servidores e, posteriormente, também os estudantes integrantes do Pibid.

O encontro faz parte de um cronograma de visita aos campi promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e teve como objetivo amparar in loco como está sendo a implementação e acompanhamento dos subprojetos do Pibid aprovados em edital que selecionou 24 bolsistas, além de formação de cadastro de reserva.

Durante a visita foi apresentada a Coordenação Institucional do Programa, momento de avaliação entre os coordenadores e servidores envolvidos na Licenciatura, além de encontro com os estudantes com espaço para perguntas e resposta. A reunião contou ainda com mensagem do Reitor aos graduandos participantes do Programa.

As contribuições do Pibid para e desenvolvimento educacional e social

A Professora e Pesquisadora de Química, Drª Ayla Bizerra, avalia a importância do Programa, relatando que é algo que vai além bolsa e formação dos graduandos: “O Pibid é um Programa fundamental na formação de nossos licenciandos, mas também ele é importante para o fortalecimento da educação básica. Os benefícios do Programa e a sua importância se estendem na sociedade, pois a comunidade se beneficia da atuação desses licenciandos, que levam novas metodologias, se inserem no contexto da comunidade, conhecem a realidade dos alunos e passam a ter a vivência do cotidiano escolar, detalha a Professora.

Para Ayla, o Pibid fortalece os desafios de aprendizagem:

A partir da realidade dos alunos, as suas atuações se dão no sentido de mitigar os problemas de aprendizagem e de trazer novas metodologias, novas alternativas para que essa aprendizagem ocorra de uma forma mais eficiente, mais eficaz, e que tenha uma melhor qualidade.

Drª Ayla Bizerra, Professora de Química e Pesquisadora

Reunião Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência Pibid

Os graduandos e o Pibid

Embora no primeiro ano da graduação, Laura Beatriz já demonstra expectativas ao ser selecionada para o Programa:

A visita foi extremamente positiva, trouxe informações de grande relevância sobre o desenvolvimento e o funcionamento do programa, despertando expectativas que vão além do incentivo financeiro, das quais destaco a oportunidade de vivenciar a prática docente e a troca de conhecimento entre alunos e professores por meio do trabalho em equipe, um dos pilares fundamentais do Pibib

Vitória Naomí, aluna do 2º período da Licenciatura em Química

Laura Beatriz está no 8º período da Licenciatura também comenta sobre a reunião. Laura já participou de edição anterior e, agora, foi selecionada novamente para o Pibid.

A reunião foi muito boa e produtiva. Foi um momento de nós veteranos rever e, para quem está chegando agora, conhecer o funcionamento Pibid, que será realizado com 24 bolsistas envolvidos com atividades de iniciação à docência em diferentes escolas. Isso é muito importante pra gente.

Laura Beatriz, aluna do 8º período da Licenciatura em Quimica

Palavras-chave:
Iniciação à Docência Licenciatura Pibid Campus Pau dos Ferros Química

Notícias relacionadas