Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AVALIAÇÃO

IFRN tem 7 entre as 20 melhores escolas do RN no ENEM 2014

Médias foram divulgadas ontem (5) pelo Inep. Entre os campi do IFRN, Pau dos Ferros obteve 4ª colocação

Publicada em 06/08/2015 Atualizada há 1 ano

Campus está instalado no Sertão do Alto Oeste Potiguar, em Pau dos Ferros, desde 2009.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN apareceu entre as 20 melhores escolas com melhor desempenho do RN, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2014.


No geral, o Instituto possui 7 campi entre as 20 escolas do estado com melhores desempenhos: No IFRN, o Campus que obteve melhor desempenho foi Mossoró, que apareceu na 5ª colocação no RN. O Campus Natal-Central obteve a 9ª colocação no Estado; o Campus Parnamirim a 11ª; Pau dos Ferros a 15ª; Currais Novos a 16ª; Caicó a 18ª e o Campus Natal-Zona Norte a 20ª.


Com relação às escolas públicas do estado, o IFRN tem 14 das 15 escolas melhor posicionadas. A exceção é a Escola Agrícola de Jundiaí, em 8º lugar, também federal.


Para o pró-reitor de Ensino em exercício do IFRN, Alessandro José de Souza, o resultado apresentado é muito bom, ainda que o objetivo principal do Instituto não seja preparar para o Exame. "Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma formação integral: técnica e também humana. Desse modo, focamos o desenvolvimento da pesquisa e da extensão aliadas às disciplinas voltadas ao ensino profissionalizante e às de formação geral do ensino médio. O resultado no ENEM é uma consequência deste trabalho", declarou Alessandro. Em 2014, 32% dos cursos ofertados pelo Instituto era de ensino médio integrado ao técnico, com 8.446 alunos matriculados. O IFRN oferece ainda cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, cursos de ensino superior (graduação e pós) e de formação inicial e continuada, voltados para a capacitação profissional.


O resultado do ENEM 2014 por escola foi divulgado nesta quarta-feira hoje (5) pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. O Inep não informa a média geral por escola, mas sim as médias obtidas em cada uma das áreas avaliadas na prova objetiva (linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e na redação. A colocação das escolas informada nesta notícia considera as médias obtidas nas provas objetivas.