GESTÃO

IFRN realiza processo de atualização de documentos institucionais

Regimentos, PDI e Plano de Oferta de Cursos estão sendo revisados em 2022

Publicada em 04/06/2022 Atualizada há 12 meses

Envolvimento da comunidade acadêmica é necessário para que os documentos revisados reflitam a realidade institucional do IFRN.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza neste ano o processo de atualização dos seus documentos institucionais. Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), serão atualizados os regimentos geral e interno (Reitoria e campi), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026) e o Plano de Oferta de Cursos. Este último compõe o PDI e corresponde ao planejamento para a oferta e abertura de novos cursos.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva, explica que o processo é conduzido pela Prodes/IFRN, mas construído de forma coletiva. Comissões centrais foram nomeadas para cada um dos grupos de documentos, mas outras comissões, por campus e temática, foram constituídos. Antônia afirma que as atualizações acontecem por "necessidade e obrigação de se fazer as revisões", reforçando o compromisso do Instituto com a comunidade.

A pró-reitora reforça, ainda, que é importante haver integração da comunidade acadêmica no processo. "O envolvimento de todos os segmentos institucionais são necessários para que os documentos reflitam, de fato, a realidade institucional", declara. As pessoas indicadas nessas comissões têm a atribuição de avaliar os fatores e documentos envolvidos com o processo, definir cronogramas e estratégias de ação, integrando ao processo toda a comunidade institucional. Os documentos ainda serão submetidos à apreciação através de consulta pública e enviados ao Conselho Superior (Consup/IFRN) para avaliação e aprovação.

Confira um pequeno resumo sobre cada um dos documentos e sua importância para o IFRN:

Regimentos

Os regimentos do IFRN são os documentos normativos que definem como a Instituição se organiza: quais os setores, como se interligam e quais as atribuições de cada um deles. É nesses documentos que são registradas e explicadas quais são as instâncias deliberativas, consultivas, administrativas e acadêmicas do Instituto. Em 2022, serão atualizados o Regimento Geral e os Regimentos Internos da Reitoria e dos campi.

O processo de atualização teve início em maio e deve ser encerrado em dezembro de 2022.

Página dos regimentos no site do IFRN

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento estratégico de atuação do IFRN. Sua atual edição vale de 2019 a 2026 e é a base para a construção dos planos anuais de ação em todas as unidades. A partir de uma análise sistemática das ações desenvolvidas, dos objetivos institucionais e dos recursos necessários para isso - humanos e financeiros - estabelece o que vai ser realizado tanto nas instâncias acadêmicas quanto administrativas, indo desde o planejamento para a oferta de cursos até as perspectivas de reformas e novas construções.

O processo de atualização teve início em maio de 2022 e deve ser encerrado em fevereiro de 2023

Página do PDI 2019-2026 na página do IFRN

Plano de oferta de vagas

O Plano de Oferta de Vagas é um dos itens do PDI 2019-2026. Para atualizar o Plano, é necessário também avaliar e atualizar o que foi proposto como planejamento para a oferta e abertura de cursos nos 22 campi do IFRN. O Plano diz respeito a todas as modalidades e níveis de ensino: Formação Inicial e Continuada (FIC); técnico (integrado, integrado EJA, concomitante integrado, concomitante EJA e subsequente); formação de professores (licenciaturas, pós-graduação e qualificação docente) e outras ofertas (engenharias, tecnologias e pós-graduações tecnológicas).

O processo de atualização teve início em maio e deve ser encerrado em julho de 2022.

A partir da página 109 do PDI 2019-2026

Acesse: