Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ACESSIBILIDADE

IFRN realiza fórum de acessibilidade e inclusão

Evento teve como temática “entre o protagonismo e o capacitismo”

Publicada em 31/10/2022 Atualizada há 12 meses

Atividade foi realizada no dia 24 de outubro

O IFRN Campus Pau dos Ferros, promoveu o II Fórum de Acessibilidade e Inclusão (FAI), a atividade aconteceu no dia 24 de outubro no auditório Ariano Suassuna e contou com a participação de mais de 300 inscritos, a programação  foi realizada pelo NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas).

O dia inteiro contou com ações afirmativas acerca do protagonismo das pessoas com necessidades específicas. Aprendizados, novas ideias, integração e acolhimento – assim foi o fórum repleto de vivências; emoções e lições de superação. O evento teve como temática “entre o protagonismo e o capacitismo” e contou com as intérpretes de libras Tatiana Carolaine (também coordenadora do núcleo) e Tamires Paiva (membro do NAPNE). 

A programação contou com a apresentação do coral da APAE de Pau dos Ferros RN sob a regência de Immer Júnior, também servidor do IFRN. Outro ponto alto foi a participação do nosso Professor de Artes Emanuel Coringa com uma emocionante intervenção cênica. Tivemos a participação dos palestrantes Mestre Francisco Fernandes (Deficiente Visual) e Mestre João Filho Queiros (Deficiente Auditivo); das oficineiras Tatiana Carolaine (Oficina de Libras); Letícia Damasceno (Vivências em música) e Luciene Mesquita (Oficina de Saboaria).

Compondo a mesa redonda o mestre Leonardo Emanuel (Docente do IFRN – Prof. de biologia) juntamente com os discentes do IFRN - Francisco Wesley (2º ano de informática); Kleber Lucas (1º ano de informática); os alunos da APAE Marcelo Brito; Aline Batista e Damião Valdicélio; Diogo Lindemberg (Presidente da Associação de surdos de Pau-dos-Ferros) e o servidor da instituição Marcílio França promoveram reflexões relevantes sobre suas vivências. Destacamos a presença do Diretor em exercício Cássio Clayton (psicólogo e membro do NAPNE); assim como a presidente da APAE Maria Daiana e nosso membro externo  Mayra Michele (psicopedagoga e voluntária da APAE); do professor de Sociologia da instituição Gilson Rodrigues coordenador sistêmico do NEABI ( Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena) e presença dos discentes dos cursos técnicos e superiores como também público externo: profissionais de pedagogia; Educação Especial e áreas afins.  Para encerrar este ciclo de vivências aconteceu a apresentação de repertório do coral do IFRN, regido pelo servidor Immer Jr. e nossa professora de Música Letícia Damasceno. 

O envolvimento da equipe foi primordial para a realização do evento, contando principalmente com apoio dos nossos bolsistas Jean Carlos; Davis Demósthenes; Sthefany e Samara Kelly; do nosso membro discente Francisco Weslley; nossa estagiária Andreza Mirllys e a psicopedagoga da instituição Cristina Carla (membro do NAPNE) e de todos da família NAPNE. O sucesso do evento foi tanto que a equipe levará o projeto para ser apresentado na VII JORDAI (Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão) no Campus de Santa Cruz RN. Uma oportunidade de protagonizar ainda mais nossos participantes e ações afirmativas.

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas