Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / IFRN publica editais de bolsas do CNPq
OPORTUNIDADE

IFRN publica editais de bolsas do CNPq

26/06/2018 - Os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos da Instituição

IFRN publica editais de bolsas do CNPq

Trabalhos devem ser submetidos no período de 25 de junho até 09 de julho. Na foto, Allan Santos, aluno do Instituto.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, a Propi, tornou públicos na última quinta-feira (21) os Editais Nº 10, 11, 12 e 13, referentes à concessão de bolsas de pesquisa através dos Programas Interinstitucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Os três primeiros são para a submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito da Iniciação Científica (PIBIC; PIBIC-Af, que contempla os candidatos provenientes de ações afirmativas; e o PIBIC-EM, destinado a estudantes do Ensino Médio). Já o último é para bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os trabalhos devem ser submetidos no período de 25 de junho até 09 de julho.


Os PIBICs do CNPq são programas voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino médio e superior. No âmbito das ações afirmativas, tem como missão complementá-las, visando oferecer aos(às) alunos(as) beneficiários(as) dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Já o PIBITI visa estimular estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.


Serão concedidas bolsas a discentes indicados(as) à condição de bolsista conforme disponibilidade do CNPq mediante a aprovação das cotas de bolsas. O período de concessão das bolsas é de 11 meses. Para os bolsistas cursando o ensino superior, será concedida uma bolsa por projeto, com mensalidade de R$ 400. No caso dos secundaristas, serão três bolsas por projeto, com remuneração mensal de R$ 100.


Para mais informações, acessar o edital de interesse:

EDITAL Nº 10/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq

EDITAL Nº 11/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS AÇÕES AFIRMATIVAS – PIBIC-AF/CNPq

EDITAL Nº 12/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO – PIBIC-EM/CNPq

EDITAL Nº 13/2018 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI/CNPq

Ações do documento

Página em carregamento