IFRN participa do "Território da Cidadania"

Representantes do IFRN participa de reunião do “Território da Cidadania” na cidade de Pau dos Ferros.

Publicada em 13/12/2010 Atualizada há 1 ano

O IFRN - Campus Pau dos Ferros participou na sexta-feira (10/12), representado pelos professores Marcelo Amorim e Gilene Moura, da reunião do “Território da Cidadania Alto Oeste RN”, órgão colegiado composto por 30 municípios: Água Nova, Almino Afonso, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel, Taboleiro Grande, Venha-Ver, Viçosa, Alexandria, Antônio Martins, Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias. (pena que nem todos os municípios mandaram sua devida representação).

A população total do território é de 194.002 habitantes, dos quais 73.401 vivem na área rural, o que corresponde a 37,84% do total. Possui 11.169 agricultores familiares e 4 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,64 e a área abrangida é de 4.115,10 Km², conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

O Território da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. No total são 110 membros colegiados (55 públicos e 55 privados), entre os quais cita-se representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, instituições de ensino superior (IFRN e UERN), bancos, representantes do poder executivo entre outros.

Entre os temas apresentados constam o debate acerca da participação qualitativa das instituições colegiadas; as ações do colegiado no ano de 2010, a “Marcha das Margaridas”, movimento em prol da igualdade dos direitos das mulheres trabalhadoras rurais; além da apresentação de um projeto para o beneficiamento de frutas (banana e caju) em alguns municípios do território.

A programação e seus devidos responsáveis pela apresentação foram:

1-Ações desenvolvidas no território até hoje - apresentada por João Jácome de Brito Junior coordenador do Colegiado do Território do Alto Oeste Potiguar.

2-Elaboração do Plano de Cadeias Produtivas apresentado pelos consultores responsáveis - Adriano Costa de Morais e Jose Ubiraci Pereira da Silva.

3-Marcha das Margaridas - Apresentado por representantes da FETARN.