ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL

IFRN integra comissão organizadora do Congresso da Sober

Submissões de trabalhos vão até 4 de abril

Publicada em 21/03/2022 Atualizada há 1 ano

Evento acontece entre 8 e 11 de agosto de 2022 em Natal - RN.

Com o título “Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios Rumo aos ODS”, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) realiza a 60ª edição de seu Congresso Anual. O evento acontecerá em Natal - RN, entre 8 e 11 de agosto de 2022, e tem como Comissão Local docentes e discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) das universidades estadual e federal do estado, UERN e UFRN.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Consolidado como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil, o Congresso da Sober “ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país. Suas edições foram, e continuarão a ser, local de encontro e debate entre os mais relevantes nomes destas áreas no Brasil e no mundo”, diz o Portal do Congresso.

Na programação, Aula Magna de abertura, painéis, apresentações de trabalhos orais, sessões organizadas pelos próprios congressistas, reuniões de grupos de trabalho (GT), lançamento de livros e atividades culturais. O prazo para submissões de Artigos, Resumos Expandidos e Sessões Organizadas (SORGs) vão até 4 de abril. As Sessões são “uma iniciativa que busca promover o debate acadêmico sobre temas relevantes, para fortalecer a participação de grupos de pesquisa e como momento de discussão temática com a sociedade. A ideia das SORGs é de abrir um espaço participativo nos Congressos da Sober para a propositura de debate sobre temas de interesse de um grupo amplo de congressistas, com apresentadores com ampla experiência naquele assunto, porém vindos de entidades e áreas distintas, com visões complementares ou até mesmo contraditórias”, descrevem as regras publicadas no portal do evento.

Os grupos de trabalho estão divididos por área temática:

• Mercados agrícolas e comércio exterior;
  • Governança e gestão do agronegócio;
  • Evolução, estrutura e dinâmica dos complexos agroindustriais;
  • Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade;
  • Agricultura familiar e ruralidades;
  • Cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva;
  • Desenvolvimento rural, territorial e regional;
  • Pesquisa, inovação e extensão rural;
  • Trabalho, emprego e ocupações rurais;
  • Abastecimento, segurança alimentar e nutricional e dinâmicas de consumo;
  • Elaboração e análise de política agrícola e políticas públicas de desenvolvimento rural; e
  • Temas emergentes no agronegócio.

Acesse:

Portal Sober 2022