CORONAVÍRUS

IFRN forma grupo de pesquisa em apoio ao combate da Covid-19

O grupo visa evidenciar editais e projetos que já são desenvolvidos nos campi

Publicada em 09/04/2020 Atualizada há 12 meses

Compilação traz os principais editais em evidência.

Membros das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi) e de Extensão (Proex) do IFRN formaram um grupo de trabalho para prospecção de ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o enfrentamento à Covid-19. Para João Teixeira, a iniciativa surge diante de uma necessidade dos servidores e do IFRN em contribuir socialmente com o momento de pandemia. João é diretor de Inovação Tecnológica do Instituto. O grupo visa prospectar editais de recursos externos, e evidenciar projetos que já estejam sendo desenvolvidos nos campi, tanto para apoiá-los nas suas produções quanto para potencializar a execução das demandas referentes ao combate do vírus.

"A característica fundamental das ações do grupo de trabalho é que ele possa dar um retorno breve para as demandas de unidades de saúde, como o estudo de projetos junto aos campi para desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). Além disso, será importante validar qualquer outra ação que possa contribuir para a sociedade, como a produção de alimentos para comunidades carentes, hospitais, entre outros", seguiu João. O diretor destacou a relevância do trabalho do grupo, e deu ênfase à compilação de editais externos que estão com inscrições abertas para submissão de propostas.

A seguir, como forma de divulgação e estímulo à submissão de projetos por parte da comunidade acadêmica do IFRN, a lista de editais e de iniciativas de pesquisa e inovação relacionadas à temática:

Pesquisas para Enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves

Foco: Projetos de pesquisa relacionados à pandemia, inseridos nas linhas temáticas de tratamento, vacinas, diagnóstico, patogênese e história natural da doença, carga de doença, atenção à saúde, prevenção e controle.

Requisito: O coordenador do projeto deve ser doutor.

Valores por projeto: No máximo R$ 8 mil de apoio financeiro, como custeio, capital e/ou bolsa.

Prazo para submissões: 27/04/2020

Inscrições: Plataforma Carlos Chagas

Clique aqui para mais informações

CAPES (Edital de Seleção Emergencial – Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias – Edital 9/2020)

Foco: Projetos de pesquisa e formação de recursos humanos em temas relacionados a endemias e epidemias nas áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

Requisito: O proponente deve ser docente vinculado a programa stricto sensu recomendado pela CAPES.

Valores por projeto: Até 30 bolsas e um valor de até R$ 345 mil, distribuído em custeio e capital.

Prazo para submissões: 30/04/2020, até as 17h

Inscrições: https://inscricao.capes.gov.br/individual

Clique aqui para mais informações

Instituto EDP (EDITAL EDP SOLIDÁRIA – COVID-19)

Alvo: Ações, iniciativas ou projetos voltados ao atendimento de necessidades básicas/sanitárias de comunidades vulneráveis na luta contra o coronavírus, soluções para minimizar os impactos econômicos da pandemia no Brasil e combate, detecção e prevenção.

Valor do edital: R$ 1 milhão, a ser dividido pelos projetos selecionados.

Prazo para submissões: 10/04/2020

EMBRAPII/SEBRAE

Foco: Startups com projetos de inovação que apresentem soluções de enfrentamento do avanço do coronavírus no território brasileiro ou que amenizem o impacto da crise.

Valor do edital: R$ 6 milhões, a ser dividido pelos projetos selecionados.

Prazo para submissões: Aberto.

Inscrições: projetoscorona@embrapii.org.br

Clique aqui para mais informações

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Chamada pública prevista)

Foco: Empresas (incluindo startups) em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia que realizem a produção de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Valor: R$ 5 milhões a ser dividido pelos projetos selecionados.

Clique aqui para maiores informações

Observação: Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: propi@ifrn.edu.br