Ensino
IFRN é destaque na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Campus Pau dos Ferros classificou nove equipes para etapa final
Publicada por Giovanna Alves em 07/08/2023 ― Atualizada há 1 ano, 4 meses
Nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acontecerá a fase final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, a ONHB.
A edição deste ano teve início em maio e, para a etapa final, contará com 20 equipes do Rio Grande do Norte, sendo nove delas do Campus Pau dos Ferros do IFRN.
A Olimpíada Nacional de História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação. O evento é organizado anualmente pela Unicamp, e é destinado a alunos de escolas públicas e particulares.
Participação
A participação ocorre em equipes formadas por um professor de História e três
alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Com mais de 30 mil equipes inscritas de todo o Brasil, a ONHB é conhecida por sua concorrência acirrada.
No IFRN, o projeto foi coordenado por Lucas Chnaiderman e Gabriel Oliveira, professores de História do Campus Pau dos Ferros, que conduziram as equipes em cada uma das fases. Antes do início das fases online, foi realizada uma preparação cuidadosa para que os alunos estivessem prontos para enfrentar as provas.
Etapas
A Olimpíada possui seis fases online que foram realizadas entre maio e junho deste ano. Cada etapa tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas.
O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.
Fase final
A última fase, chamada de Final, acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, na própria Unicamp, em Campinas. E o Campus Pau dos Ferros se destacou, levando nove equipes para essa fase decisiva. Sendo a instituição do estado que mais enviará equipes para a fase final da competição.
Além disso, o Campus comemora duas equipes que obtiveram pontuações de excelência, sendo uma delas classificada entre as cinco melhores equipes de escola pública do país, e outra consagrada como a melhor equipe do Rio Grande do Norte.
Os alunos e professores de história do Campus Pau dos Ferros do IFRN expressam sua gratidão a toda a direção e reitoria por todo o apoio fornecido, tornando possível esse desempenho extraordinário em uma competição nacional extremamente desafiadora. O alto oeste potiguar pode se orgulhar da excelência demonstrada por seus estudantes, e a participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil é mais uma prova disso.
- Palavras-chave:
- Competição Destaque Ensino