INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN divulga edital para doutoramento na Universidade de Coimbra

As inscrições devem ser realizadas via Suap até o dia 16 de julho

Publicada em 06/07/2021 Atualizada há 1 ano

Seleção será feita sob as regras da instituição portuguesa.

No dia 05 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou o Edital Nº 15/2021-Codepe/Digpe/RE/IFRN para selecionar servidores a serem apoiados financeiramente para cursar doutorado na Universidade de Coimbra (UC). Até 16 de julho de 2021, o(a) servidor(a) deverá fazer sua inscrição via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), ao mesmo tempo em que realiza sua candidatura diretamente na página do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação da Universidade de Coimbra. A seleção, porém, é feita exclusivamente sob as regras da instituição portuguesa.

A ação é realizada com recursos da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) e conta com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri). Para Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da Digpe, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. Segundo Samuel Lima, assessor de Relações Internacionais, “nesta ação, temos a possibilidade de contribuir para a consecução de quatro projetos estratégicos do PDI, concernentes tanto à qualificação de servidores quanto à internacionalização e à pesquisa” explicou.

Fortalecimento do convênio

A parceria entre o IFRN e o Departamento de Engenharia Informática da UC se iniciou por meio de convênio assinado em 2019, através do professor André Gustavo. “A pesquisa na área de Tecnologias da Informação em nossa instituição tende a se fortalecer com a abertura de uma nova turma de servidores doutorandos na UC”, disse. Para Avelino de Lima Neto, pró-reitor de pesquisa e inovação, o foco nos próximos anos é a consolidação da parceria através da dinamização das atividades: “a equipe de interlocutores passa a contar com o pesquisador Helber Silva, que junto ao professor André Gustavo atuará na organização de eventos internacionais e publicações conjuntas entre pesquisadores brasileiros e portugueses”.

Para mais informações, acesse:

Edital nº 15/2021 - Qualificação de doutorado para servidores