Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PÓS-GRADUAÇÃO

IFRN aprova curso de doutorado na área de ensino

Oferta multicampi terá entrada já em 2023

Publicada em 23/05/2022 Atualizada há 1 ano

Novo curso se deu por meio da associação à Rede Nordeste de Ensino (Renoen).

Na quarta-feira, 19 de maio, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) aprovou o curso de doutorado em Ensino. A oferta estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 pelo Campus Mossoró enquanto verticalização do mestrado em funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino).

O novo curso se deu por meio da associação à Rede Nordeste de Ensino (Renoen) e se caracteriza por ser uma oferta multicampi no IFRN, contemplando os campi Apodi, Ipanguaçu, Pau dos Ferros e Mossoró, com sede nesta última unidade. O professor José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN, salientou que se trata de um avanço importante para a instituição: “O IFRN interioriza um doutorado na modalidade multicampi. Isso significa que o acesso à pós-graduação stricto sensu nesse nível será viabilizado a populações que, normalmente, teriam que se deslocar para os grandes centros urbanos”.


Submissão da proposta

Para a autorização do novo curso, foram reunidos os principais documentos requeridos: regimento interno, corpo docente qualificado por produções acadêmico-científicas e orientações de mestrado, a infraestrutura adequada no campus sede do polo acadêmico, os quais são necessários à autorização para funcionamento de um curso stricto sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além disso, fez parte do trâmite a aprovação do regimento interno na Câmara de Educação Superior de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) e no Conselho Superior (Consup), bem como a anuência do reitor do IFRN. Depois de aprovada a solicitação de adesão à Rede pelo colegiado da Renoen, o processo segue para a Capes.


O professor Albino Nunes, coordenador da comissão elaboradora da proposta, destacou o empenho dos servidores: "Contou-se com o amplo apoio das Direções-Gerais dos campi envolvidos na proposta para a anuência da participação dos docentes e o aceite pelos próprios professores aptos e interessados na atuação no curso". Já o professor Hélio Pinheiro, diretor geral do Campus Mossoró, ressaltou o simbolismo para a região e para o campus: “Trata-se do primeiro doutorado no Campus, uma meta alcançada dois anos antes do seu planejamento em nosso PDI”. O diretor ainda enfatizou que essa oferta concretiza a possibilidade de verticalização para os estudantes de pós-graduação do Campus Mossoró, que já contava com uma especialização e dois mestrados na área de Educação.


Pós-graduação stricto sensu

Desde abril de 2021, o IFRN investiu em formações e assessorias aos campi e suas respectivas comissões, designadas para a elaboração de propostas de cursos novos (APCNs). Nesse sentido, ocorreram oito edições dos Fóruns de Planejamento de Cursos Novos. "Tendo por guia o PDI, os fóruns criaram um ambiente de trabalho coletivo entre os campi e a reitoria, o que tornou as propostas mais robustas”, afirmou o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. Sobre esse contexto, afirmou a professora Francinaide Nascimento: “A oferta dá potência e visibilidade ao IFRN e, ao mesmo tempo, ocorre por um caminho mais célere e consonante com a pesquisa em nível nacional e internacional, pois atualmente se exige cada vez mais a investigação em rede", destacou a coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).


Com essa adesão, o IFRN passa a contar com dois cursos de doutorado acadêmico. O primeiro aprovado pela Capes é ofertado desde 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Campus Natal-Central. Prevê-se que a primeira seleção de doutorandos para o Polo IFRN da Renoen ocorra para ingresso no ano letivo 2023.