Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

"Histórias que merecem ser contadas”: coletânea nacional recebe inscrições

Voltada a servidores da Rede Federal, seleção reúne textos sobre Educação de Jovens e Adultos

Publicada em 07/08/2020 Atualizada há 12 meses

Inscrições seguem até o dia 26 de agosto.

Uma iniciativa pretende contar, pela segunda vez, histórias de educadores da Rede Federal Técnica e Tecnológica: estão abertas as inscrições para Coletânea Nacional 2020 do projeto "Histórias que merecem ser contadas: experiência de educadores no Educação de Jovens e Adultos da Educação Profissional Tecnológica (EJA-EPT), ação que busca valorizar o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A coletânea integra ações promovida pela Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT; o livro digital será lançado em outubro de 2020, durante o Encontro, promovido por um coletivo de profissionais da Rede Federal de todo o país e sediado pelo Instituto Federal do Alagoas (IFAL).

Narrativas

A participação, voluntária e gratuita, na coletânea destina-se a educadores (corpo docente e técnico administrativo) da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Cada campus poderá enviar até três histórias de diferentes autores e autoras com narrativas profissionais individual ou em dupla e podem ser escritos em prosa ou poesia; caberá à unidade participante estabelecer outros critérios de seleção, caso haja mais profissionais com interesse em contribuir com suas histórias. Os interessados que desejam participar da coletânea deverão enviar seus textos com no máximo duas páginas, em verso ou prosa, até o dia 26 de agosto para o e-mail: proeja10anos@sapucaia.ifsul.edu.br com os requisitos e ficha de inscrição presente no Edital.


A coletânea vida possibilitar a produção criativa de Educadores que atuam no EJA-EPT Proeja, além de valorizar as histórias de mulheres e homens que fazem parte de programar para lhes dar visibilidade. Os textos criativos devem envolver narrativas de episódio da própria vida do escritor, no âmbito profissional, que envolva a Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal e/ou de pessoas do seu convívio, desde que seja autorizada formalmente a divulgação de fotos e nomes.


Esta será a segunda edição da coletânea nacional de textos – a primeira foi publicada em 2017, quando foram comemorados os dez anos do Programa. A publicação é inspirada no projeto Histórias que Merecem ser Contadas, que desde 2013 reúne semestralmente narrativas de estudantes do curso Técnico em Administração (EJA-EPT) do Campus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o intuito tanto de ser um instrumento para o desenvolvimento gramatical quanto como uma maneira de dar voz e valorizar o conhecimento destes estudantes.


O Proeja foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) convencional.

Com informações do Campus Sapucaia do IFSul