SAÚDE MENTAL

Grupo de Psicologia do IFRN realiza campanha temática

Psicólogas e psicólogos do Instituto produziram vídeos para redes sociais

Publicada em 13/01/2021 Atualizada há 1 ano

Campanha será feita pelo Instagram do IFRN.

“Como em uma folha ou em uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”.

Campanha Janeiro Branco 2021.

A chegada de um novo ano traz consigo muitas possibilidades, dúvidas e expectativas. No cenário atual, esse conjunto de sensações vem acompanhado de muitos questionamentos e incertezas, afinal, o planeta só agora começa a se imunizar e muitos países vivem a segunda onda da pandemia causada pelo novo coronavírus.

No IFRN, uma iniciativa das psicólogas e psicólogos – a Campanha Janeiro Branco – pretende dar mais um suporte no enfrentamento a tantas questões, com foco na saúde mental. Apresentados via redes sociais, oito temas serão abordados em vídeos curtos, que buscarão estimular a reflexão e a compreensão dos públicos do Instituto. “Os tópicos foram selecionados pensando em uma visão contextualizada do dia a dia, que permita aproximações com a vida real. Ao longo do mês, abordaremos a relação entre saúde psíquica com assuntos da atualidade, pois a ideia é estabelecer uma relação entre fatores individuais e coletivos que podem influenciar na nossa saúde mental, sempre buscando a aproximação da comunidade acadêmica com os temas sugeridos”, disse Nívia Lopes, psicóloga no Campus Canguaretama do IFRN.

Segundo Nívia, no primeiro vídeo, com divulgação agendada para esta quarta (13), foram selecionadas frases que chamam à reflexão sobre impactos do preconceito na vida das pessoas e da sociedade. A ideia é buscar a interação e conhecer mais um pouco sobre a relação entre os seguidores do perfil do IFRN com o tema: “Vamos estimular que cada pessoa comente o que chamou atenção na mensagem do vídeo”, complementou.

Reels

Serão oito vídeos, publicados até o final do mês de janeiro, que serão divulgados no Instagram, em formato de reels. O primeiro o tema é saúde mental e preconceito. Todos os tópicos dos vídeos serão relacionados à saúde mental:

• Preconceito;
  • Autoestima;
  • Autoconhecimento;
  • Democracia;
  • Pandemia;
  • Escolhas;
  • Questões de gênero; e
  • Etnia.

#JaneiroBranco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul; seu objetivo é chamar a atenção questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Segundo o Portal Janeiro Branco, a escolha do primeiro mês do ano está ligada a termos simbólicos e culturais, pois nessa época é quando “as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais”.

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha ganhou vida em janeiro de 2014 quando psicólogas e psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre Saúde Mental e Saúde Emocional, entre outros. Ao redor do país, o Janeiro Branco promove anualmente palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares. Em 2021, por causa da pandemia do Covid-19, o IFRN integra a campanha via meios online.

Com informações do Portal Janeiro Branco

Acesse: