Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Graduandos de Enfermagem da UERN participam de visita técnica no IFRN voltada à educação profissional

Acadêmicos estiveram no Campus Pau dos Ferros na tarde desta sexta-feira, 21

Publicada em 21/02/2020 Atualizada há 12 meses

Acadêmicos em uma das paradas da visita, o Laboratório de Biologia. Foto: Alriberto Silva.

Objetivando complementar as atividades acadêmicas e ensino acerca da disciplina "Bases Políticas e Legais para Educação Básica e Profissional em Enfermagem", graduandos do Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram de uma visita ao IFRN na tarde desta sexta-feira, 23.


No 5º período do curso de Enfermagem, os (as) graduandos (as) são orientados pelo professor da Disciplina, Francisco Glériston Vieira. Durante a visita, os (as) acadêmicos (as) foram acompanhados pelo Coordenador de Comunicação Social e Eventos do Campus, Marcilio Carvalho. Os (as) futuros (as) enfermeiros (as) receberam apresentação sobre um panorama geral do IFRN no Estado à luz da educação profissional, científica e tecnológica.


A visita contou com passeio guiado pela estrutura física do Campus, contemplando departamentos como a Biblioteca e a Incubadora de Empresas, a ITIPAS; cujo gerente, professor Sérgio Neto, apresentou o órgão. Ao longo do percurso, foram repassadas informações acadêmico-profissionais no contexto do IFRN, explanação sobre projetos e ações do Campus no âmbito da educação básica e profissional, além de esclarecimentos de dúvidas.


Robson Oliveira foi um dos visitantes de hoje e comenta sobre as possibilidades que visita proporciona: "Inicialmente chamou atenção o ponto estrutural da Instituição, onde a gente já nota uma diferença em relação a outras instituições que não são de ensino profissional. A gente percebe isso pelos ambientes, as divisões, a qualidade, a acessibilidade para pessoas com deficiência". Robson ainda comenta a importância da disciplina que envolve educação profissional para a sua formação: “Ela [ a disciplina] nos mostra a importância sobre a visão que temos em relação a essas diferenças de modalidades e de como se dá a educação. Então, com esse olhar mais ampliado, podemos levar a outras instituições uma maneira mais eficaz de educar”, afirma o futuro enfermeiro, cuja graduação na UERN é disponibilizada integrando licenciatura e bacharelado.


Dayane Lins, que também participou da visita. é egressa do Curso de Apicultura do Campus Pau dos Ferros do IFRN e hoje cursa Enfermagem na UERN. A futura profissional da área da saúde comenta a importância  da visita: “Essa visita de hoje só fortalece o que a gente vem discutindo na disciplina, que mostra a importância da formação técnica para a sociedade e o quanto esse tipo de educação vem agregando valor na formação de profissionais para o mercado de trabalho. (...) Enquanto egressa do IF, é uma satisfação voltar à esta Instituição e ver que ela tem evoluído e crescido”, relata Dayane.


Visitação

Instituições de ensino podem solicitar visita técnica gratuita ao IFRN. Para consulta da disponibilidade agendamento, é necessário contatar a Coordenação de Comunicação Social e Eventos através do e-mail: comunicacao.pf@ifrn.edu.br ou ainda através do telefone fixo (84) 4005 4109 (ramal 6619).