INTERNACIONAL

Finalistas da OBR 2019, alunos do Campus recebem convite e participam do RoboCup Junior 2020

Gentil Alyson e José Matheus cursam o 3º ano do técnico em Informática

Publicada em 02/07/2020 Atualizada há 1 ano

Edição de 2020 acontece de maneira virtua e remota, reunido projetos de estudantes de várias partes do mundo.

Ao longo de sua trajetória no IFRN, vários (as) estudantes têm envolvimento com pesquisa, inclusive com robótica. Gentil Alyson Jácome Fernandes e José Matheus Bento são dois deles. Matriculados no 3º. ano do Curso TécnicoIntegrado em Informática, os jovens já acumulam experiências em eventos da área, rendendo premiações e credenciamento em eventos maiores de renome na área.

Em 2019, eles chegaram à fase final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada de 22 a 26 de outubro, no Rio Grande do Sul Como reconhecimento pelo bom desempenho, os estudantes receberam convite para participação no RoboCup Junior 2020, evento de abrangência internacional que reúne jovens estudantes pesquisadores da robótica.

O Professor orientador, Elenilson Vieira da Silva Filho, afirma que eles tiveram que fazer um vídeo, em inglês, [cada um em sua casa] explicando o funcionamento do seu robô e as estratégias realizadas por eles. “Além disso, relataram como estão fazendo para continuar as atividades durante a pandemia”, complementa o orientador, que também coordena o Curso Técnico em Informática do Campus.

Para expor o projeto, os alunos tiveram que apresentar o vídeo em inglês. Confira a tradução de um resumo feito pelos estudantes: “Já fazem 2 anos que nós entramos nessa equipe, junto do pessoal do IFRN-PDF e IMD nós iniciamos o desenvolvimento do nosso robô. Foi um grande caminho até aqui, cheio de transformações e descobertas. Graças ao Programa "Talento Metrópole" podemos ter diversas experiências, participar de vários eventos e divulgar nosso trabalho. Passamos por diversos desafios com as mais diversas estratégias, mas ainda temos alguns para superar. Hoje nós continuamos o trabalho lutando contra as limitações geradas pela pandemia que vivemos”.

O evento RoboCup Junior 2020 está acontecendo esta semana de forma virtual e expositiva e pode ser visitado através do site do evento. Confira o vídeo da equipe de alunos Campus apresentando o seu projeto:

A ESCALADA – EQUIPE TALENTO

TALENTO METRÓPOLE: uma parceria do Campus Pau dos Ferros com o Instituto Metrópole Digital

Além de matriculados no IFRN, os estudantes também participam do Programa “Talento Metrópole”, do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que mantém, entre outros, projetos de robótica entre estudantes da educação básica

SOBRE O RCJ 2020

O RoboCup Junior (RCJ) teve início em 1998, com uma demonstração no RoboCup-98 em Paris. O RCJ é um evento orientado para apoiar projetos robóticos locais, regionais e internacionais, reunindo estudantes de até 19 anos. O RCJ foca em fornecer um ambiente prático, onde os alunos podem crescer expandindo seus conhecimentos, despertando sua curiosidade e aumentando seu conforto com a tecnologia.  Com o mote: “Criando um ambiente de aprendizado para hoje, promovendo o avanço tecnológico para amanhã”, o foco do RCJ está na educação.
Com informações do site do evento.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

07/11/2019: Campus Pau dos Ferros vai à Fase Final da Olimpíada Brasileira de Robótica.
16/09/2019:
  Alunos do Campus se destacam na Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.
23/04/2019: Abertas inscrições de alunos em preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica.