Extensão
Feira Agroecológica aproxima comunidade acadêmica de agricultores familiares e produtos naturais
Atividade acontece nas manhãs das quartas-feiras no pátio do Campus
Publicada por Francisco França em 07/10/2025 ― Atualizada em 9 de Outubro de 2025 às 06:23
Nada melhor do que o consumo de alimentos frescos e saudáveis que vêm do campo para a nossa mesa, não é mesmo? Unindo responsabilidade social e ambiental, o Campus Pau dos Ferros do IFRN está com um interessante projeto de extensão que funciona no pátio da escola por meio de uma feira agroecológica.
Em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), a feira traz uma variedade de produtos naturais, frescos e livres de agrotóxicos que são produzidos por agricultoras e agricultores familiares de São Miguel e Região. São frutas, legumes, hortaliças, verduras, temperos, doces, cereais, além de comidas regionais feitas na hora, como a tradicional tapioca.
A feira conta com a produção de seis famílias agricultoras de São Miguel por meio da Central de Associação Serra do Camará. Romildo Nogueira, um dos agricultores envolvidos, fala da diversidade de produtos produzidos de forma agroecológica e orgânica e da clientela que tem dado certo. Ele conta que juntam os produtos aos de outros agricultores familiares para ofertarem uma maior variedade.
Romildo comenta que a feira vem dando certo: “Essa feira do IF tem uma importância muito grande porque tem uma clientela boa, professores compram bem, os alunos compram, além das pessoas de fora também, que estão comprando bastante graças a Deus.” E acrescenta a parceria com a Instituição: “A gente só tem a agradecer a parceria com o IF, porque a gente tem uma venda praticamente direta, não tem atravessador, né?”, complementa.
A feira acontece nas manhãs das quartas-feiras, no pátio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo aberta e acessível também às pessoas da comunidade externa que desejem visitar o projeto e adquirir produtos.
Para o coordenador do Projeto, o Professor e Pesquisador do Campus, Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, a Feira é uma oportunidade de toda a comunidade acadêmica conhecer e ajudar a fortalecer a produção agroecológica e solidária de famílias agriculturas envolvidas. “Esta feira é apenas uma das iniciativas da extensão da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL), Núcleo Pau dos Ferros, ‘Fortalecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Rio Grande do Norte’”, complementa Gabriel.
Aprovada por quem visita e consome
Para o aluno Victor Tiago Almeida, concluinte do curso de Apicultura, a feira tem sido aguardada todas as semanas e traz diversas contribuições para as pessoas, como diversidade alimentícia, conscientização:
A feira ajuda o IFRN com a diversificação na alimentação oferecida para alunos, servidores e terceirizados, com uma produção oposta em relação a grandes plantações de monoculturas, além do que conscientiza as pessoas da importância das lutas acerca da terra para produção de alimentos que fogem dos modelos capitalistas; dá suporte para valorização dos saberes locais e tradicionais.
Daniele Bezerra dos Santos, docente de Biologia, também já adquiriu produtos do projeto e comenta que, além de adquirir produtos naturais, é possível aprender com os agricultores:
Eu gosto muito da feira agroecológica porque nos aproxima do campo e dos agricultores. Eles nos orientam sobre as práticas, receitas e compartilham seu dia a dia na produção de alimentos. Além disso, os produtos são frescos e de alta qualidade.
Sobre:
Intitulado “Orientando a transição agroecológica de pequenos agricultores no Alto Oeste, o projeto foi aprovado por meio de seleção regida pelo Edital nº 3/2025 da Assessoria de Convênio (Asproc) da Pró-Reitoria de Exten são do IFRN, a Proex.
- Palavras-chave:
- Agroecologia Agricultura Familiar Campus Pau dos Ferros Feira Agroecológica Extensão