Extensão
Feirinha Agroecológica aproxima comunidade acadêmica de agricultores familiares e produtos naturais
Atividade acontece nas manhãs das quartas-feiras no pátio do Campus
Publicada por Francisco Franca em 07/10/2025 ― Atualizada em 7 de Outubro de 2025 às 22:55
Nada melhor do que o consumo de alimentos frescos e saudáveis que vêm do campo para a nossa mesa, não é mesmo? Unindo responsabilidade social e ambiental, o Campus Pau dos Ferros do IFRN está com um interessante projeto de extensão que funciona no pátio da escola por meio de uma feira agroecológica.
Em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), a feirinha traz uma variedade de produtos naturais, frescos e livres de agrotóxicos que são produzidos por agricultoras e agricultores familiares de São Miguel e Região. São frutas, legumes, hortaliças, verduras, temperos, doces, cereais, além de comidas regionais feitas na hora, como a tradicional tapioca.
A feirinha acontece nas manhãs das quartas-feiras, das 7h às 11h30 no pátio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo aberta e acessível também às pessoas da comunidade externa que desejem visitar o projeto e adquirir produtos.
Para o coordenador do Projeto, o Professor e Pesquisador do Campus, Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, a Feira é uma oportunidade de toda a comunidade acadêmica conhecer e ajudar a fortalecer a produção agroecológica e solidária de famílias agriculturas envolvidas. “Esta feira é apenas uma das iniciativas da extensão da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL), Núcleo Pau dos Ferros, ‘Fortalecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Rio Grande do Norte’”, complementa Gabriel.
Aprovada por quem visita e consome
Para o aluno Victor Tiago Almeida, concluinte do curso de Apicultura, a feira tem sido aguardada todas as semanas e traz diversas contribuições para as pessoas, como diversidade alimentícia, conscientização:
A feira ajuda o IFRN com a diversificação na alimentação oferecida para alunos, servidores e terceirizados, com uma produção oposta em relação a grandes plantações de monoculturas, além do que conscientiza as pessoas da importância das lutas acerca da terra para produção de alimentos que fogem dos modelos capitalistas; dá suporte para valorização dos saberes locais e tradicionais.
Daniele Bezerra dos Santos, docente de Biologia, também já adquiriu produtos do projeto e comenta que, além de adquirir produtos naturais, é possível aprender com os agricultores:
Eu gosto muito da Feirinha Agroecológica porque nos aproxima do campo e dos agricultores. Eles nos orientam sobre as práticas, receitas e compartilham seu dia a dia na produção de alimentos. Além disso, os produtos são frescos e de alta qualidade.
Sobre:
Intitulado “Orientando a transição agroecológica de pequenos agricultores no Alto Oeste, o projeto foi aprovado por meio de seleção regida pelo Edital nº 3/2025 da Assessoria de Convênio (Asproc) da Pró-Reitoria de Exten são do IFRN, a Proex.
- Palavras-chave:
- Agroecologia Agricultura Familiar Campus Pau dos Ferros Feira Agroecológica Extensão