Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Superior

Eventos acadêmico-científicos movimentam a turma da 2ª Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

Atividades aconteceram de 16 a 18 de junho nos municípios potiguares de Pau dos Ferros e Portalegre

Publicada por Francisco Franca em 25/07/2025 Atualizada em 25 de Julho de 2025 às 19:31

Durante os dias 16, 17 e 18 de julho de 2025 a turma da 2ª Licenciatura em Educação Escolar Quilombola vivenciou uma experiência enriquecedora com a realização de três eventos acadêmico-científicos nos municípios potiguares de Pau dos Ferros e Portalegre.

O combo de eventos foi realizado por meio do Projeto de Extensão “Aquilombando a Educação - a Extensão na Educação Escolar Quilombola”, coordenado pelo Prof. e Pesquisador, Dr. Eliaquim Timóteo, também coordenador da Licenciatura. A jornada teve início na noite última quarta-feira, 16, com a Aula Inaugural do curso, que contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, além do público externo. Após os discursos, a programação noturna teve como destaque a Aula Magna “Políticas públicas importantes para a estrutura da luta quilombola e para uma educação antirracista”, ministrada por Maurício de Siqueira Silva, professor quilombola e raizeiro do Quilombo do Severo.

O segundo dia foi marcado pela Roda de Conversa intitulada “Ser-Quilombola” hoje: Diálogos urgentes e insurgentes. A atividade contou com debates, apresentações e troca de experiências dos graduandos com profissionais convidados, além de representantes políticos, de grupos sociais e de comunidades quilombolas.

O último dia do evento, a sexta-feira (18/7) foi além dos muros da escola. Os acadêmicos realizaram a programação no município de Portalegre (RN), mais precisamente na Comunidade Quilombola do Pêga. Lá, durante três turnos, o grupo vivenciou uma imersão com a história, cultura e arte por meio da convivência e troca de conhecimentos e experiências com nativos do quilombo. A programação contou com momentos de vivências, apresentação de projetos de extensão, almoço comunitário, roda de conversa, atividades culturais tradicionais como dança de São Gonçalo, Dançadeiras, Capoeira, Rainhas, Quadrilhas, Cangaia do Jegue, entre outras atividades.

Para o Coordenador da Licenciatura, o Professor e Pesquisador Dr. Eliaquim Timóteo, os eventos marcaram a história do curso, que é o primeiro nesse formato e único no estado do Rio Grande do Norte.

É importante sublinhar a aplicação da extensão universitária junto ao currículo acadêmico, pois essas vivências proporcionam a formação docente que alcança outras instituições e pessoas que não estão presentes no cotidiano do IFRN.

Dr. Eliaquim Timóteo da Cunha, Professor, Pesquisador e Coordenador do curso superior

Os licenciandos também relatam a importância da jornada. Uma delas é a Professora Francisca Ielândia Jacinto de Oliveira. Para ela, foi uma rica e sensível imersão formativa, articulando saberes acadêmicos e ancestrais a partir da vivência na comunidade quilombola do sítio Pêga, em Portalegre.

As apresentações de práticas didáticas por parte dos alunos com enfoque na negritude, destacando os saberes, fazeres, a literatura negra, reafirmam a urgência de fazer acontecer na prática, Leis como a 10.639/2003.

Francisca Ielândia Jacinto de Oliveira, Professora e estudantea da 2ª Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.

As apresentações de práticas didáticas por parte dos alunos com enfoque na negritude, destacando os saberes, fazeres, a literatura negra, reafirmam a urgência de fazer acontecer na prática, Leis como a 10639/2003.

Participação de autoridades acadêmicas e civis

Autoridades do IFRN, convidados externos marcaram presença nos eventos, especialmente na Aula Inaugural. Além do Reitor do IFRN e diretor geral do Campus Pau dos Ferros, estiveram presentes gestores das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), da Diretoria Pedagógica (Diped), Assessoria em Educação Étnico-Racial (Aseabi) do IFRN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Pau dos Ferros também estiveram presentes. Representantes externos também marcaram presença como da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Rurais Quilombolas (Conaq-RN), Associação da Comunidade Quilombola de Primeira Lagoa de Ceará-Mirim (Acopi), Associação Comunitária Quilombola de Coqueiro (ACQC), Coletivo Cultural Voz do Quilombo, Quilombos de Pernambuco.

Palavras-chave:
Aula Inaugural Parfor Equidade Educação Escolar Quilombola Simpósio de Extensão Portalegre RN Campus Pau dos Ferros Roda de Conversa