Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Evento online vai discutir boas práticas para sustentabilidade na região Nordeste

IFRN, IFCE e IFPI organizam evento para discutir oportunidades e desafios em tempos de pandemia

Publicada em 28/07/2020 Atualizada há 12 meses

Evento acontece de maneira virutal nos dias 11, 18 e 25 de agosto de 2020.

Os institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, promoverão nos dias 11,18 e 25 de agosto, o “II Seminário Boas Práticas para a Sustentabilidade: desafios e oportunidades em tempos de pandemia na Região Nordeste”. O evento, que ocorrerá sempre das 16h às 18h45, será realizando totalmente através de plataformas virtuais, em formato de webinário, em razão da pandemia do novo coronavírus. No IFRN, são responsáveis pela realização do evento as professoras Thaís Bruno e Fabíola Catombé, do Campus São Paulo do Potengi, e os professores Kleber Kroll e Samylle Medeiros, do Campus Ipanguaçu.


O Seminário deverá integrar diferentes estados da região Nordeste com o objetivo de promover um espaço para discussão de experiências e práticas de entidades públicas e privadas, que venham a representar modelos possíveis de sustentabilidade a serem adotados no Nordeste brasileiro. “Ressalta-se que, fundamentalmente serão discutidas as estratégias lançadas por essas iniciativas durante o desafiador momento de pandemia, decorrente do SARS-Covid”, esclarece a Professora Thais Bruno, uma das organizadoras do evento.


O evento é gratuito e aberto a participação do público em geral. As inscrições estão sendo realizadas através do site do evento (www.even3.com.br/seminarioboaspraticas). A transmissão ocorrerá através do Youtube, no canal do evento: “Seminário Boas Práticas para Sustentabilidade”.


Sustentabilidade em tempos de pandemia

A sustentabilidade, em suas diferentes dimensões (econômica, espacial, ecológica, cultural e social), tem sido pauta importante de debates no século XXI. Diante do cenário global atual, a temática segue em destaque uma vez que repensar as práticas sociais e econômicas em consonância com a conservação do capital natural deve ser um exercício contínuo e necessário para manter, sobretudo, a vida na terra.


Durante o evento, os participantes farão exposições sobre práticas sustentáveis desenvolvidas em seus setores e como estas estratégias contribuem para fomentar a sustentabilidade, considerando as peculiaridades da região Nordeste e atualmente o contexto da pandemia pelo Covid-19.


“Esperamos transmitir conhecimento prático e aplicado, debatendo os desafios e apontando possibilidades de engajamento ambiental, nos diversos eixos da sociedade e que as práticas apresentadas possam ser replicadas em instituições diversas”, afirmou Prof. Kleber Kroll, organizador do evento.