TÉCNICO EM APICULTURA

Estudantes produzem cosmético durante prática da disciplina “Tecnologia de cera, própolis e geleia real”

Aula foi realizada em formato remoto

Publicada em 11/03/2021 Atualizada há 1 ano

Foto do produto final desenvolvido através da aula prática.

A turma do 3º ano do curso Técnico Integrado em Apicultura, do turno matutino, participou de uma aula prática através da qual puderam adquirir novos conhecimentos e até como produzir um cosmético de uso popular: o sal grosso aromático, produto com diferentes utilidades, inclusive na indústria de beleza.

A aula foi realizada sob comando da Professora Luciene Mesquita e teve como objetivo estudar a aplicabilidade do extrato de própolis para o bem-estar do indivíduo. Na ocasião, foi produzido o sal grosso aromático, que pode ser utilizado como escalda-pés relaxante, para banho em banheira ou banho de ervas no chuveiro.

Entre as ações dos sais de banho, a Professora Luciene aponta que o produto possui propriedades relaxantes, desintoxicantes, que proporciona melhora na circulação, além de contribuir com a hidratação da pele e podendo servir até como alívio de dores musculares.

Uma das participantes da aula, a aluna Francilene Gomes Oliveira dos Santos, comenta a sua primeira experiência envolvendo produção de produto cosmético:

"Foi o meu primeiro contato com produção desse cosmético. Fiquei animada, pois é algo que agrega valor ao meu conhecimento como estudante, e também por estar relacionado uma prática envolvendo a apicultura, que é o meu curso. Amo os cosméticos, sem falar que aula da professora Luciene pode acabar nos estimulando no futuro à produção para uso próprio ou até venda.Estou animada para próxima prática, espero aprender mais e mais!", relata Francilene.

Além do extrato de própolis, um outro elemento que entra na composição do produto é o sulfato de magnésio, que possui magnésio e vem sendo utilizado no preparo de banhos relaxantes para os pés. A professora compartilha a receita trabalhada na aula prática para quem tiver interesse em fazer o próprio produto em casa:

RECEITA
Material:

1kg de cloreto de sódio (sal grosso)
1 xícara (chá) de sulfato de magnésio (opcional)
2 a 6 colheres (sopa) de lauril em pó ou liquido
20ml de essência (sua preferência)
Corante cosmético à base de água
10 ml de extrato de própolis aquoso ou glicólico ou alcoólico
6 colheres de sopa de ervas aromáticas (sua preferência)

Modo de preparo:

Em uma bacia plástica, adicione o cloreto de sódio, o sulfato de magnésio, ervas aromáticas e misture bem. Em seguida acrescente o lauril, o extrato de própolis e a essência e continue misturando bem. Logo após, adicione o corante até chegar na cor desejada. Atenção: não coloque muito corante para não umedecer demais o sal. Complete os frascos, saquinhos ou potes. E use sua criatividade.

Segundo a Professora Luciene, vários outros produtos podem ser desenvolvidos a partir de produtos apícolas a exemplode velas aromatizantes, difusores de ambientes, sabonetes líquidos e em barras, óleos, hidratantes entre outros.

Devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, a aula prática aconteceu em formato virtual e remoto. O encontro foi realizado na última sexta-feira (5).

Curiosidade: Você sabe o que é o extrato de própolis?

Estudos recentes têm destacado a atividade antibacteriana e antiinflamatória da própolis como auxiliar para a redução significativa da seborreia e excesso de oleosidade da pele, além disso, essas atividades são bem documentadas como alternativa para auxiliar no tratamento da acne, tendo também a capacidade de acelerar a renovação do tecido, sem a formação de cicatrizes grosseiras. Ainda, a própolis é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias fundamentais para a pele, como o colágeno.