ARTES CÊNICAS

Estudantes homenageiam artista Junio Santos através de teatro de rua

Projeto “A arte de viver nas ruas da arte” traz apresentações gratuitas de 2 a 4 de dezembro

Publicada em 27/11/2019 Atualizada há 1 ano

Ator, diretor e palhaço “Cuz Cuz”, interpretado por Junio Santos, será homenageado. Foto: Robson Godoy

Discentes das turmas vespertinas do Ensino Médio Integrado estão fortalecendo seu aprendizado sobre teatro de rua.

Sob orientação do Professor de Arte Cênicas, Emanuel Coringa, eles criaram o projeto intitulado “A arte de viver nas rua da arte”, que tem o objetivo de discutir teatro de rua no Brasil e no Rio Grande do Norte, unindo as relações desse espaço com o palhaço popular nordestino.

Para executar o projeto eles pesquisaram e homenagearão uma figura ícone da palhaçada e do Teatro de Rua do RN, o ator e diretor Junio Santos, que interpreta o Palhaço “Cus Cuz”. Junio foi criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua.

“Estudamos as produções e história dessa figura, como forma de chegar aos conteúdo específicos da linguagem teatral e circense no espaço rua como espaço para diálogo artístico e pedagógico”, detalha o Professor.

A homenagem se dará através de três dias de apresentações, realizadas de 2 a 4 de dezembro. “Teremos a finalização de nosso semestre como a apresentação dos espetáculos de dramaturgia construídas por Junio Santos e de um espetáculo circense denominado ‘Cuscuzeira Circo’ “, comenta Coringa.

PROGRAMAÇÃO

Todas as apresentações acontecem no turno noturno, às 19h, no pátio do IFRN, em Pau dos Ferros. A entrada é gratuita e extensiva à comunidade externa.

2 DE DEZEMBRO (SEGUNDA-FEIRA):
“O Mala da Arte” apicultura primeiro ano
“ A Favor da Vida e Contra Pena de Morte” apicultura primeiro ano
“ A morte dos Anjos” Informática primeiro ano

3 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA)
“O casaco de Urdemalas ” Alimentos primeiro ano
“Cabeça de Papelão” Alimentos primeiro ano
“Pedro Malasarte ” Informática primeiro ano

4 DE DEZEMBRO (QUARTA-FEIRA)
“Circo Cuscuzeira“ turmas de artes 3, segundos anos de alimentos, informática e apicultura.

HOMENAGEM EM DOCUMENTÁRIOS

Os alunos produziram documentários através de vídeos que podem ser assistidos através do Canal do Professor Emanuel Coringa no Youteube.

Sobre Junior Santos
Junio fi criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, movimento de artistas de rua criados no Sertão do RN, e hoje existente a nível de América Latina há mais de 35 anos. Em 2020 Junio comemora 50 anos dedicados ao palhaço e o teatro de rua.