Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Estudantes do curso de Alimentos analisam qualidade de ovos brancos comercializados em Pau dos Ferros

Trabalho foi apresentado no VIII Congresso Virtual de Agronomia

Publicada em 23/07/2020 Atualizada há 1 ano

Pesquisa tem como orientadores os professores Dra. Adalva Machado e Me. Gleison Oliveira.

Popular e nutricional, o ovo vem ganhando cada mais consumidores no país e pesquisadores têm realizado inúmeras pesquisas sobre o alimento. Uma delas foi feita  desenvolvida por acadêmicos do curso técnico integrado em Alimentos do Campus Pau dos Ferros do IFRN, cujo artigo da pesquisa rendeu aprovação e apresentação no VII Congresso Virtual de Agronomia.


O artigo intitulado "Análise da qualidade de ovos brancos comercializados na cidade de Pau dos Ferros - RN", tem como autores (as) os (as) estudantes: Ana Luiza Viana Sena, Rodrigo Alves Pinto, Isaac Nícolas Lemos Fernandes, Alice Lins Mendes Barreto. Eles são orientados pelos professores Dra. Adalva Lopes Machado e Me. Gleison Silva Oliveira.


Durante as investigações, os jovens pesquisadores objetivaram avaliar avaliar o efeito do tempo de armazenamento na qualidade de ovos vendidos em supermercados da cidade de Pau dos Ferros – RN. Durante a pesquisa, foram foram realizadas análises de tamanho (T), peso dos ovos inteiros (POI), peso da casca (PCS) e gema (PG), pH da gema (pHG), pH da clara (pHC) e analises que envolvem a avaliação das espumas formadas.


Após testagem com armazenamentos e posterior análise, os pesquisadores apontaram que o armazenamento influenciou no Ph do albúmen [clara do ovo] e da gema dos ovos vendidos em supermercados das amostras estudadas.


Os ovos adquiridos foram armazenados em temperatura de refrigeração (7 ºC) por 21 dias, sendo submetidos às análises nos tempos 0 e 21 dias. Os resultados evidenciaram que o armazenamento influenciou no pH do albúmen [clara do ovo] e da gema dos ovos vendidos em supermercados nas amostras estudadas.


A pesquisa, que considerou diferentes marcas, teve análise de parâmetros avaliados como as propriedades da espuma, percentual da composição, índice de batida dos ovos, entre outros. Detalhes sobre a pesquisa podem ser conferidos no artigo, cujo link para acesso está disponível no final desta notícia.


Este ano, no âmbito nacional, o Congresso tem como Comitê Organizador pesquisadores da Universidade Federal de Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul. Devido ao distanciamento social causado pela atual pandemia, o Congresso foi realizado pelo site https://www.convibra.org, de maneira virtual e remota, cujas sessões de lives e apresentações aconteceram de 30 de junho a 4 de julho.  O artigo foi apresentado pelos integrantes Ana Luíza, Rodrigo Alves e ainda pela Professora Adalva Machado.


Para conferir o artigo completo, acesse:

Artigo "Análise da qualidade de ovos brancos comercializados na cidade de Pau dos Ferros - RN"

VII Congresso Virtual de Agronomia