Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Estudante do Campus Pau dos Ferros ganha medalha de ouro

Premiação foi conquistada na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil 2022

Publicada em 09/12/2022 Atualizada há 1 ano

Mariana recebendo a premiação

A estudante Mariana Maia de Oliveira, aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, do Campus Pau dos Ferros, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), conquistou medalha de ouro na categoria Sênior na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil 2022. Mariana também ganhou uma medalha de honra ao mérito por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTCI).

“A conquista dessa medalha foi uma experiência incrível, assim como a participação durante todas as fases. Foi uma chance única de participar das comemorações do bicentenário da independência do Brasil e adquirir conhecimento sobre tal evento. Com isso, me sinto feliz e honrada por ter tido a oportunidade de representar o estado do Rio Grande do Norte na última fase. Além disso, também compartilho o sentimento de gratidão ao IFRN por ter me proporcionado a chance de conhecer e participar de olimpíadas acadêmicas, por meio de uma educação pública e de qualidade. Também quero agradecer ao professor Lucas Chnaiderman por ter me acompanhado e auxiliado durante todo o processo de participação na olimpíada”, comenta a estudante. 

A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília e contou com a participação de dois estudantes por estado, cada um representando as categorias Sênior e Júnior. Antes de começar a última etapa da Olimpíada, os estudantes destaques foram chamados ao palco para receber medalhas. Elas foram entregues pelo secretário de Articulação e Promoção da Ciência Substituto do MCTI, Carlos Antunes; da coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copseski; Pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Marcelo Pereira e do Presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação do Senado, Senador Rodrigo Cunha. 

Cerca de 15 mil alunos de escolas públicas e particulares se inscreveram na Olimpíada do Bicentenário da Independência, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Educação; Turismo (Secretaria Especial da Cultura) e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A Olimpíada também teve apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Cidadania e Comunicações, além da Unesco. 

Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil 

Promovida pelo Governo Federal, a Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil é uma das atividades para celebrar a data. Totalmente aberta e gratuita, a Olimpíada possui três fases: nas duas primeiras são aplicadas provas online e na última é realizada uma prova presencial em uma instituição pública do município.  As questões proporcionam uma reflexão não só sobre a importância da Independência em si, mas também sobre todos os seus aperfeiçoamentos num espectro mais amplo que o histórico. Elas abordam várias áreas, como Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica e Música.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas