ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Equipe do refeitório do Campus recebe capacitação "Boas práticas em manipulação de alimentos"

Treinamento aconteceu nesta quarta-feira (17)

Publicada em 18/07/2019 Atualizada há 1 ano

Equipe reunida no Refeitório após o treinamento em sala de aula. Capacitação visa a garantir a qualidade das refeições servidas aos alunos.

Os servidores terceirizados que atuam no Refeitório do Campus Pau dos Ferros do IFRN receberam nesta quarta-feira (17) de uma capacitação em sua área laboral.

A equipe que trabalha com a alimentação escolar participou da capacitação intitulada "Boas Práticas em Manipulação de Alimentos", que foi ministrada pela estagiária e concluinte do curso técnico integrado em Alimentos, Jade Lacerda Pereira, sob supervisão da nutricionista da escola, Patrícia Mariano dos Santos Vasconcelos.

A capacitação contribui para melhor desenvolvimento das atividades de rotina no refeitório. "O treinamento objetivou capacitar o pessoal quanto às boas práticas de manipulação dos alimentos, visando garantir a qualidade das refeições servidas aos alunos, fornecendo informações sobre a microbiologia, contaminação e conservação dos alimentos a fim de dirimir os riscos de surtos alimentares. Além disso, objetivou-se atender a exigência da legislação quanto a capacitação periódica dos manipuladores", detalha a nutricionista do Campus, Patrícia Vasconcelos.

O treinamento abordou temas como:

• Noções de microbiologia de alimentos;
  • Doenças transmissíveis por alimentos;
  • Contaminação dos alimentos;
  • Higiene pessoal e higiene das mãos.

Uma das participantes da capacitação, Maria Selma Maia, comenta o treinamento recebido: "O curso foi bom porque a gente aprende mais sobre coisas que fazemos no dia a dia e é muito importante ter conhecimento de como lavar os alimentos para serem consumidos, como refrigerar para evitar a contaminação. Vimos também a parte da segurança do trabalhador, o uso do EPI [Equipamento de Proteção Individual], que também é importante", relata Selma.