Reconhecimento
Em sessão solene, Campus Pau dos Ferros do IFRN é homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores
Evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 7
Publicada por Francisco Franca em 08/11/2024 ― Atualizada há 4 dias, 2 horas
A Câmara Municipal de Vereadores de Pau dos Ferros realizou na noite de ontem, 7, uma sessão solene em homenagem aos 15 anos do IFRN na cidade.
A Cerimônia, proposta pela Vereadora Aldaceia Oliveira, foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares da Casa Legislativa.
O evento contou com a presença de alunos e servidores do IFRN, além demais integrantes da sociedade civil. A programação foi aberta com apresentação cultural com o grupo de teatro Arrelia de Xepa, sob comando do Professor Emanuel Coringa. Na sessão ainda foi apresentada uma exposição do perfil do IFRN, momento de homenagens com entrega de comendas, além de discursos.
Homenagens
Durante a cerimônia, foram entregues comendas a personagens representativos em reconhecimento às suas contribuições para o Instituto. Do IFRN, foram homenageados:
- O Reitor do IFRN, Professor José Arnóbio de Araújo Filho;
- O Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros, Professor Emanuel Neto Alves de Oliveira;
- O Diretor Acadêmico do Campus Pau dos Ferros, Professor Maikon Moisés de Oliveira Maia;
- O estudante Jadson Leonildo de Oliveira Souza, representando o corpo discente da Instituição.
A sessão foi presidida pela Vereadora Itacira Aires (Bolinha), que representou o presidente da Câmara, José Alves (Galego do Alho). Ainda da Câmara, estiveram presentes os vereadores: Aldaceia Oliveira, Célio Lopes e Karigina Costa. A Secretária Municipal de Administração, Vanessa Lopes, esteve representando a Prefeita da cidade, Marianna Almeida.
Reconhecimento
Em suas falas, o pessoal do IFRN e parlamentares reconheceram a importância do IFRN para o desenvolvimento educacional, econômico, científico e tecnológico da região.
O IFRN é uma instituição centenária. Aqui em Pau dos Ferros ele já possui 15 anos. Embora ainda jovem, os resultados deste Instituto no Alto Oeste são grandes, positivos e promissores, rendendo frutos até hoje, como a entrega de profissionais qualificados ao mundo do trabalho, geração de emprego e renda, fomento da educação, ciência e tecnologia da região, contribuindo para posicionar Pau dos Ferros num polo educacional e de desenvolvimento regional.
O IFRN é amplamente reconhecido pela sua atuação, é uma Instituição que tem cumprido a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, transformando vidas. (...) É um Campus que é situado numa cidade num raio de divisória entre o Ceará e a Paraíba. Somos uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, mas há um movimento pendular onde mais de 60 mil pessoas transitam nessa cidade semanalmente, e isso coloca para a gente a necessidade de o parlamento estar dando as mãos a essas instituições.
Começo lembrando de Paulo Freire, quando diz que é através da educação que podemos transformar o mundo. E aqui nós temos um exemplo desta citação de Paulo Freire, quando aqui, há 15 anos, estava sendo implantado o IFRN em Pau dos Ferros. (...) A gente fica muito feliz quando sabe dos resultados do Instituto Federal nos seus trabalhos, nas suas pesquisas, nas suas divulgações.