Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Em sessão remota, Reitor do IFRN declara graduadas 3 formandas da Licenciatura em Química
SOLENIDADE

Em sessão remota, Reitor do IFRN declara graduadas 3 formandas da Licenciatura em Química

30/04/2021 - Colação de Grau extraordinária e antecipada foi realizada na noite desta quinta-feira (29)

Em sessão remota, Reitor do IFRN declara graduadas 3 formandas da Licenciatura em Química

Cerimônia foi a segunda do Campus Pau dos Ferros realizada em formato remoto ainda por conta das limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Sobre ser declarada graduada em formato virtual: diferente, mas não menos importante. A noite de ontem (29) foi marcada pela Solenidade de Colação de Grau - antecipada - de três concluintes do curso de Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros.


O requerimento de antecipação do grau se deu em virtude de aprovação das três concluintes do curso em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado).


Durante a cerimônia extraordinária, iniciada às 19h30, as concluintes foram apresentadas pela substituta da Diretoria Acadêmica, Professora Elisabete Piancó de Sousa, ao Reitor do IFRN, Professor José Arnóbio de Araújo Filho.


Realizado o juramento protocolar, as formandas Ana Caroline da Silva Avelino, Ana Paula Vieira Vilaça e Danielle Pereira de Almeida, foram declaradas Licenciadas em Química pelo Reitor da Instituição, que presidiu da sessão.

Realizada a concessão do grau, a graduadas comemoram e familiares também.


Filha de agricultora e residente no município de Doutor Severiano (RN), Ana Caroline da Silva Avelino celebra: “A palavra da noite é gratidão. O sentimento é de satisfação e felicidade de receber o grau do Instituto Federal, foi um momento memorável e muito especial em minha vida e da minha família", comenta a graduada.

A sua mãe, a Senhora Marineide Pereira da Silva, também comemora ao ver a filha graduada: “Me sinto completamente orgulhosa em ver minha filha se formando ė um sonho. Desejo muito sucesso e felicidade, que ela alcance todos os objetivos e que seja feliz na sua profissão”, cometa Marineide.


“Foi uma noite memorável! O sentimento é gratidão e dever cumprido em encerrar um ciclo e já ter em vista o início de outro”, comemora Ana Paula Vieira Vilaça, de Pau dos Ferros (RN). Sua mãe, a senhora Luzenira Vieira de Sousa, que é costureira, relata o sentimento da noite: "É um orgulho muito grande ter uma filha formada numa instituição federal. Gostaria que outros pais tivessem o mesmo sentimento que eu estou sentindo agora. Estou muito feliz!".


A outra licenciada da noite, Danielle Pereira de Almeida, residente no município de Alexandria (RN), vibra com a colação de grau: “Hoje foi uma noite muito importante para mim, a concretização de um sonho que se deu início há 4 anos. Me sinto muito feliz e realizada por me graduar numa Instituição como o IFRN, uma Instituição que acolhe tão bem todos que dela fazem parte. O Campus Pau dos Ferros foi para uma segunda casa, e levarei seu nome comigo para onde quer que eu vá. Muita gratidão a todos que fazem parte dessa Instituição”, detalha a graduada Danielle.

Professora e mãe de Danielle, a Senhora Maria de Fátima Pereira Almeida, comenta a realização do sonho da família: “Estou sentindo uma felicidade enorme em vê-la formada, pois esse é um sonho que todos os pais desejam para seus filhos. Ela é muito esforçada em tudo que faz e sei que muitas outras conquistas estão por vir”, declara Maria de Fátima, que residem em Bom Sucesso (PB).

Gestores comemoram e reconhecem a importância da educação para transformação social

O Diretor Geral em Exercício do Campus, Radyfran Nascimento de França, iniciou a sua fala pontuando a importância da Instituição que há mais de 100 anos forma profissionais-cidadãos para a sociedade: “É com muita satisfação para essa Instituição, que é mais que centenária, que estamos entregando à comunidade três professoras. Também entregamos essas profissionais para esse estado e para esse país, porque nosso diploma, que aqui foi conferido a cada uma de vocês, com muito orgulho, e também fruto do merecimento de vocês; é válido em todo o território nacional.”


Radyfran reconheceu o trabalho conjunto, incluindo dos servidores: “Agradecemos a Deus, a todos os professores, a todos os técnicos-administrativos que compõem essa jornada”. Reconheceu, ainda, o esforço e dedicação das concluintes ao comentar sobre: “É uma jornada árdua, uma jornada difícil, mas vocês, como ninguém, hoje sabem como isso é válido, como isso compensou. É uma satisfação, mesmo nesse contexto de pandemia”, acrescenta Radyfran, que finalizou sua fala desejando sucesso às licenciadas em suas carreiras.


Ao cumprimentar as formandas e demais presentes,o Reitor do Instituto, Professor José Arnóbio, prosseguiu com o seu discurso lendo o poema “A Escola é”, de Paulo Freire, fazendo um paralelo do texto com o IFRN. “Esse poema reflete muito da nossa Instituição, que nasceu ainda em 1909, e de lá para cá, passado 111 anos, tem transformado a vida da juventude potiguar”.


Ainda em sua fala, o Reitor defendeu a importância de luta e defesa pela educação pública, de qualidade, e com investimentos. “A escola não é somente essencial, ela é fundamental para uma mudança da realidade social. (...) Não se faz educação de qualidade sem investimento”, complementa.


Às formandas, o Reitor parabeniza todas e finaliza seu discurso: “Então, professoras, façam a diferença, sejam o diferencial nas escolas em que vocês vão lecionar. Mostrem, que é através da educação, que nós podemos fazer essa transformação, para que possamos ter verdadeiramente a mudança de que esse pais tanto precisa”, finaliza.


A Solenidade foi a segunda do Campus Pau dos Ferros realizada de forma remota por conta da pandemia da Covid-19. O ato foi realizado por meio de plataforma virtual com transmissão ao vivo via YouTube, através canal do Campus Pau dos Ferros do IFRN. Além das formandas e autoridades acadêmicas da Instituição, familiares e amigos (as) puderam assistir a cerimônia de maneira remota, que está disponível no canal.

Gravação da sessão extraordinária da Colação de Grau antecipada de 29/04/2021


A cerimônia foi executada em conformidade com o Parecer nº 151/2020, da Procuradoria Federal junto ao IFRN, que trata da viabilidade jurídica para a realização de colação de grau de forma não presencial – virtual ou remota.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

27/04/2021: Três formandas da Licenciatura em Química colam grau em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 29.
14/01/2021: "Noite épica!": diz formando da Licenciatura em Química após Colação de Grau Extraordinária.

Ações do documento

Página em carregamento