Pesquisa com valor científico social
Em missão nos Estados Unidos, Professor do IFRN apresenta projeto que fortalecerá cooperação entre o Campus Pau dos Ferros e startup internacional
Professor Demetrios Coutinho esteve em Indianápolis (EUA) envolvido com projeto que visa soluções tecnológicas inovadoras para o setor de saúde
Publicada por Francisco Franca em 09/11/2024 ― Atualizada há 3 dias, 6 horas
Entre os dias 14 e 18 de outubro o Professor e Pesquisador do Campus Pau dos Ferros, Dr. Demetrios Araújo Magalhães Coutinho, esteve nos Estados Unidos, na cidade de Indianápolis, mais precisamente na sede da Thalocan Reserarch Innovations, startup da área tecnológica e empresarial. A viagem teve como missão fortalecer parceria entre o Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional do Campus, o Nadic, e a empresa no sentido de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para o setor de saúde.
O projeto de pesquisa busca aprimorar a coleta e gestão de dados clínicos, promovendo eficiência e segurança na condução de estudos e análises de saúde. Essa colaboração destaca o IFRN, especialmente o Campus Pau dos Ferros, como um centro de pesquisa e inovação de alcance internacional, e coloca o trabalho realizado pela nossa equipe em evidência, impactando diretamente a comunidade local com soluções tecnológicas avançadas.
O Professor Demetrios aponta o Nadic como uma das peças-chaves desta cooperação internacional, já que a pesquisa é fruto de pesquisadores do Núcleo. Ele anima-se ao relatar que não há limites territoriais para promovermos soluções inovadoras. “Sou grato por trabalhar ao lado de uma equipe tão talentosa, comprometida em criar mudanças impactantes e significativas. (...) Podemos criar soluções inovadoras em escala global”, comenta Demetrios.
Na Thalocan, o professor apresentou imagens e números do IFRN e do Campus Pau dos Ferros ao CEO da Empresa, Eric Zudak, e à sua equipe, o que rendeu elogios ao pessoal norte-americano. “Foi extremamente gratificante ver o reconhecimento e os elogios ao trabalho realizado pelo IFRN, que tem se destacado pela qualidade e inovação com a dedicação e talento de pessoas como as da nossa equipe”, relata Coutinho.
Cooperação Internacional beneficiará estudantes
Para Demetrios, a reunião foi além do desenvolvimento de software. “Essa parceria representa uma oportunidade significativa para nossos alunos e servidores que estão envolvidos em um projeto internacional de grande impacto e alta relevância”, frisa.
O envolvimento no projeto proporciona experiência prática e aproxima nossos estudantes das demandas do mercado global, preparando-os para futuras oportunidades profissionais. Além disso, essa colaboração fortalece o IFRN como uma instituição de referência em inovação, mostrando o potencial de nossa equipe em desenvolver soluções que influenciam tanto o cenário local quanto o global.
Sobre a Thalocan
A Thalocan Research Innovations (TRI) foi fundada em 2022, e atua em atividades de consultoria e gestão empresarial. A startup possui experiencia acumuladas ao longo de 18 anos de pesquisa em suporte a comunicações de ensaios clínicos, com foco na melhoria de processos em torno de estados de doença, diagnóstico, instrução de avaliação de endpoint para estudos clínicos.