PANDEMIA DE ARTE

Em meio ao distanciamento social, projeto de artes cênicas leva teatro virtual gratuito ao público

"Pandemia de Arte" é produzido por professor e alunos do Campus

Publicada em 06/01/2021 Atualizada há 1 ano

Projeto surge a partir do questionamento: “O que marcou seu distanciamento/isolamento social?"

A pandemia da Covid-19 tem afetado o mundo todo, impactando o dia a dia das pessoas até no contexto da saúde mental. Pensando em mitigar esses impactos, acadêmicos do Campus criaram o Projeto Pandemia de Arte, iniciativa que consiste em levar espetáculos "cênicos-virtuais" de forma gratuita à comunidade interna e externa.

O Pandemia de Arte foi idealizado pelo Professor de Teatro, Emanuel Alves Leite, (Emanuel Coringa), com a participação de estudantes do Ensino Médio Integrado.

O Projeto foi apresentado em maio de 2020, com dois lançamentos (primeiro e segundo). Agora, em janeiro, foram lançadas novas produções com estudantes do 2º ano dos cursos de Apicultura e Informática matutino.

Através do questionamento “O que marcou seu distanciamento/isolamento social?", os (as) discentes produzem vídeos caseiros, promovendo a arte questionadora e de potencial curativo nesse momento de pandemia. Os (as) alunos (as) transformam cenas do cotidiano nas mais diversas linguagens como a música, poesia, cena teatral cômicas ou dramáticas, dança, desenho, pintura, literatura, entre outras.

"O objetivo do projeto é encontrar no cotidiano da quarentena coisas divertidas, tristes, revoltantes, aprendizados, informações jornalísticas, reflexões do momento, relações familiares, entre outras", detalha o Professor.

"Os estudantes unem essas ações em um espetáculos construídos por eles mesmos, desde a ideia à transformação em algo concreto", complementa Emanuel.

Todas as obras produzidas têm funções exclusivamente pedagógicas, sem fins lucrativos para os discente, docente e Instituição. Através do canal no YouTube é possível conferir o trabalho do professor e alunos, cujo conteúdo é de responsabilidade deles (as):

Projeto Pandemia de Arte

Primeiro vídeo produzido em maio de 2020: "Distanciamento Social, Dores e Amores!"