Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde Coletiva

Em atenção a recomendações do Ministério Público, diante do aumento de casos da Covid-19, o Campus Pau dos Ferros orienta sobre cuidados preventivos

Medidas se dão em razão do aumento de casos da doença em Pau dos Ferros e região, além do estado do Ceará

Publicada por Francisco Franca em 11/12/2024 Atualizada há 6 dias, 8 horas

Em razão do aumento de casos confirmados de Covid-19 em Pau dos Ferros, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendação a municípios da região para que elaborem um Plano de Contenção e Enfrentamento da doença. Estão abarcados, ainda, os municípios de Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

Não há motivo para pânico:

O Diretor Geral do Campus, Professor Emanuel Oliveira, orienta que o momento não é para pânico. “Em atenção à saúde de nossa comunidade acadêmica, e manutenção de nossas atividades presenciais, é importante o cumprimento dessas medidas preventivas e de fácil execução. Nossos servidores e alunos contam com o setor de saúde, onde podem esclarecer dúvidas pertinentes a sintomas gripais”.

Conforme apurado pelo MPRN, houve um aumento expressivo do número de casos de Covid-19 no estado do Ceará, com mais de 5.000 confirmações registradas em duas semanas. Como Pau dos Ferros e redondeza fazem divisa com o Ceará, é necessária a adoção imediata de medidas de controle e contenção da transmissão viral.

Embora as ações como campanhas, vacinação e testagem sejam recomendadas, primeiramente, pelos poderes públicos municipais e hospitais, o Campus Pau dos Ferros, em atenção à saúde de sua comunidade acadêmica, abraça as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são ferramentas eficazes para a prevenção e controle de pandemias.

Entre as principais medidas, conforme comunica o Ministério da Saúde, estão:

  1. Higienização das mãos com água e sabão;
  2. Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada;
  3. Pessoas com vulnerabilidade na imunidade, devem priorizar o uso de máscaras, especialmente em unidades de serviços de saúde;
  4. Seguir protocolos de etiqueta respiratória como:

a) Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou antebraço, e nunca com as mãos;

b) Evitar contato com olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;

c) Manter uma distância mínima de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

d) Evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais.

Dúvidas sobre sintomas e questões epidemiológicas podem ser respondidas no Setor de Saúde, localizado no prédio por trás do Refeitório.

Com informações do site do MPRN e do Ministério da Saúde.

Palavras-chave:
Campus Pau dos Ferros Covid-19 Ministério Público do RN

Notícias relacionadas