CONSELHO SUPERIOR

Eleições complementares têm candidaturas homologadas

São 23 professores, cinco técnicos administrativos e 50 estudantes no pleito

Publicada em 18/06/2020 Atualizada há 1 ano

Eleições acontecem em 24 de junho, via Suap

“De caráter consultivo e deliberativo, integrante da administração geral da Instituição, o Consup é o órgão máximo do IFRN”; “O Conselho tem por finalidade conduzir a ação institucional, zelando pela atuação pluricurricular e multicampi com qualidade socialmente referenciada”. Essas duas diretrizes abrem o Regimento Interno do Conselho Superior do IFRN. O documento, além de definir a composição, organização e competências dos membros do Consup, regulamenta as normas do processo de escolha que elege seus conselheiros. A comissão eleitoral das Eleições Complementares divulgou nesta quinta (17) uma retificação do edital e a lista das candidaturas homologadas, com os nomes de 23 professores, cinco técnicos administrativos e 50 estudantes.

Composição e números de vagas

Em Edital publicado no início de junho, a comissão eleitoral do Conselho convocou servidores e estudantes para a escolha dos membros representantes dos que complementarão o grupo de membros do Consup durante o restante do mandato, com vigência até 19 de agosto de 2021. São oito vagas para suplentes na representação técnico-administrativa, três vagas para titulares e outras três para suplentes na representação discente e, na representação docente, vaga para um titular e seis suplentes.

O corpo de conselheiros do Consup é formado, além dos servidores e estudantes matriculados, por alunos egressos e representantes da sociedade civil (indicados por entidades estudantis, patronais, entidades dos trabalhadores e pelo setor público) e pelo Ministério da Educação. Ainda há assento para representantes do Colégio de Dirigentes (Codir), dentre os quais, pelo menos, um que seja membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex).

Competências e cronograma eleitoral

“Composto igualitariamente por técnicos-administrativos, docentes e discentes, o Consup vem atuando no sentido de dar segurança acadêmica e institucional às ações e proposições dos gestores do Instituto, dado seu caráter consultivo e deliberativo”, disse Andreilson Oliveira, presidente da comissão eleitoral e conselheiro, representante docente. Um exemplo dessa atuação do Conselho são as centenas de resoluções publicadas pela Secretaria do Consup.

Com a homologação das candidaturas, os participantes do pleito terão do dia 19 até o dia 23 de junho para fazer suas campanhas. O edital das Eleições Complementares define que os candidatos poderão utilizar os meios digitais (e-mail institucional) e redes sociais dos campi para divulgar as candidaturas, desde que solicitadas através da comissão local de cada campus. O cronograma ainda traz que a data da escolha é o dia 24 de junho, via Suap, entre 8h e 20h. A divulgação do resultado da apuração está programada para o dia 25; a posse dos novos membros será na primeira reunião após a homologação dos eleitos, que deverá acontecer no dia 30 de junho.

“Quero convidar os colegas servidores e os meus queridos alunos do IFRN para, na próxima quarta, 24 de junho, entrar rapidinho no Suap e votar para a escolhas dos conselheiros que vão recompor o Consup. É o Conselho Superior que delibera e determina o nosso fazer institucional e é por sua relevância que reforço a importância da participação de todos nesse momento, para que possamos escolher democraticamente os nossos representantes às cadeiras do Conselho e seguir na luta para restaurar a democracia institucional”, declarou Andreilson.

Acesse

Edital de Eleição Complementar do Consup - retificado

Candidatos homologados - com retificação

Regimento do Consup

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

10/06/2020: Entenda a importância do Conselho Superior do IFRN.
03/06/2010:
IFRN divulga edital para eleição complementar do Consup.