INTERINSTITUCIONAL

Editora IFRN lança chamada para coedições

Edital orienta projetos editoriais relevantes para as instituições parceiras

Publicada em 16/03/2022 Atualizada há 1 ano

Prazo para inscrição de proposta vai até 31/12/2022.

No dia 8 de março de 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou oEdital n° 09/2022 - Chamada pública para coedições com a Editora IFRN. A chamada estabelece diretrizes para coedições entre a Editora IFRN e outras editoras acadêmicas ou universitárias para o desenvolvimento de projetos editoriais os quais sejam relevantes para as instituições parceiras, ampliando seus catálogos em produções na área de ensino, pesquisa e extensão.

O edital, aprovado pelo Conselho Editorial da Editora IFRN, também foi utilizado como minuta em comissões de trabalho envolvendo editoras de outros integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). “Trata-se de mais uma iniciativa inovadora de nossa Editora, referência na Rede”, salientou o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Inscrições e requisitos

Com prazo de inscrições aberto até 31/12/2022, o cronograma do edital é o seguinte:

Período/DataAtividades
8/3/22 a 31/12/22Submissões de propostas
31/3/22Reunião do Conselho Editorial
2/6/22Reunião do Conselho Editorial
 A definirReuniões do Conselho Editorial no 2º semestre

Para participar de uma coedição com a Editora IFRN, a instituição parceira deve, entre outros:

• Ser caracterizada como uma editora universitária ou acadêmica, apenas de ordem pública.
  • Possuir interesse em divulgação e publicação de pesquisas científicas, iniciativas inovadoras e/ou obras literárias;
  • Ter entre suas finalidades sociais a realização de projetos culturais e/ou a edição de livros, sendo permitidas parcerias com terceiro(s).

As propostas de parcerias devem ser enviadas ao e-mail conselho.editora@ifrn.edu.br e devem conter:

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida pela editora ou servidor proponente;
  2. Original da obra; ou
  3. Proposta da obra a ser publicada, que deve conter indicações de:
  • Autores/organizadores da obra;
  • Responsáveis pela prospecção de textos para o livro;
  • Metodologia de seleção/avaliação dos textos submetidos.

Coedições na Editora IFRN

O IFRN já realizou coedições com algumas editoras nacionais e internacionais, como a Editora do Instituto Federal da Paraíba (Editora IFPB) e a Editora L’Harmattan, situada na cidade de Paris (França). “O edital normatiza esses processos tão importantes para a formação de redes de pesquisa”, afirmou Rodrigo Pessoa, editor de publicações na Editora IFRN.

No ano passado, houve algumas chamadas de obras em coedição: uma com a Editora UFPE, uma com a Editora do IFPB e outra com as Editoras da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e Francisco Gavidia (El Salvador), além da parceria com a Editora UFRN. “Essa modalidade de editoração também é importante para a internacionalização, pois dá mais segurança às publicações conjuntas entre instituições conveniadas”, disse Gabriela Raulino, coordenadora da Editora IFRN.

Acesse:

Edital n° 09/2022 - Chamada pública para coedições com a Editora IFRN