Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
VI edição do Julho das Pretas irá também à comunidade externa
Evento acontece nos dias 24 e 25 de julho
Publicada por Francisco Franca em 23/07/2025 ― Atualizada em 24 de Julho de 2025 às 14:48
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Pau dos Ferros do IFRN, o Neabi, realizará nos dias 24 e 25 de julho a edição 2025 do evento “Julho das Pretas”, que chega à sua VI edição, acontecerá em paralelo com o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (dia 25).
Inspirado no movimento decolonial, o Neabi nos convida a refletir sobre "Histórias à Contra-Pele". Reconduzindo o projeto benjaminiano da história à contrapelo, o evento propõe uma escuta sensível às histórias de vida de mulheres negras, quilombolas e diaspóricas, trazendo à tona vozes que desafiam as narrativas convencionais sobre os corpos negros.
Para a coordenadora do Neabi do Campus, a Professora e Pesquisadora Drª Monalisa Gama, o evento é um espaço para troca de experiencias e aprendizado por meio da escuta a mulheres negras, educadoras, imigrantes, artistas e poetisas, cujas histórias vão além da pele, contadas com o corpo inteiro.
É uma oportunidade de reconhecer e valorizar experiências que, muitas vezes, permanecem silenciadas ou distorcidas pelas versões tradicionais da história.
A programação é totalmente gratuita e extensível também à comunidade externa. O evento inicia com um momento cultural no dia 24/7, às 19h, no Auditório Ariano Suassuna, no IFRN, em Pau dos Ferros. Na noite da sexta-feira, 25, o evento irá à comunidade externa, mais precisamente no adro da capela do Bairro São Benedito, em Pau dos Ferros, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros (Seduc). Confira detalhes da programação e, ao final da notícia, o link para inscrição.
Quinta-feira, 24 de julho
- 19h: abertura (Auditório do IFRN);
- 19h30: apresentação cultural "Sankofa" (Auditório do IFRN);
Sexta-feira, 25 de julho (matutino e vespertino)
- 8h às 12h: Feirinha Cultural com as Filomenas (pátio do Campus);
- 9h às 11h30: Roda de Conversa de Abertura: "Eu, Mulher Negra na Educação";
- 13h30 às 14h30: Roda de Conversa: "O Protagonismo Feminino no Combate ao Racismo Ambiental";
- 14h50 às 16h20: Roda de Conversa: "Yabás, as Orixás Femininas";
- 16h30 às 18h: Minicurso "Promovendo um Ambiente Escolar Mais Saudável: como combater o assédio moral, sexual e o bullying na escola?
OFICINAS
- Oficina de Escrita (por Gabrielly Nascimento);
- Oficina de Dança (por Flázia Suêlida);
- Oficina de Pintura Corporal (por Gabriela Fernandes);
- Oficina de Cuidados com os Cabelos Crespos e Cacheados (por Jânea Bessa);
- Oficina de Contação de Histórias (por Joilsa da Silva).
Sexta-feira, 25 de julho (noturno)
- 19h às 21h: Encerramento;
Evento no patamar da capela São Benedito: "Mulheres no Patamar Cultural". Local: bairro São Benedito, Pau dos Ferros (RN).
Acesse: