Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Docente do Campus Pau dos Ferros do IFRN escreve livro

A obra "A Indústria Cultural na Contemporaneidade: uma introdução" é de autoria do professor Tássio Ricelly

Publicada em 02/03/2015 Atualizada há 12 meses

Imagem: reprodução

O docente do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Tássio Ricelly, que leciona a disciplina Filosofia, escreveu o seu primeiro livro, intitulado: "A Indústria Cultural na Contemporaneidade: uma introdução".


A sinopse do livro aponta a obra marcada, didaticamente, pelo resgate da potência do conceito de indústria cultural de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. A interlocução com Walter Benjamin, contemporâneo de Adorno e Horkheimer, e o debate atual com o filósofo Pierre Léw, fazem da obra um exercício crítico e criativo para se pensar as novas tecnologias midiáticas, e o seu consumo, nas sociedades contemporâneas. A obra do Professor Tássio é resultado de pesquisa realizada no período de sua graduação em Filosofia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


"Na época, o texto foi orientado pelo prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho. O livro foi revisado e prefaciado pelo prof. Dr. Jean Henrique Costa, docente da UERN  e autor de "Puxe o fole Sanfoneiro! Pra entender o Forró Eletrônico no RN". O objetivo em 'A Indústria Cultural na Contemporaneidade: uma introdução' é discutir os encontros (e desencontros) acerca da reprodutibilidade técnica da obra de arte nos dias de hoje. É uma leitura introdutória onde não há pretensão de esgotar o tema", relata o Professor Tássio.


O livro foi publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas e já se encontra no site da editora.


O autor
Tássio Ricelly Pinto de Farias é graduado em Filosofia e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, leciona a disciplina "Filosofia", no Campus Pau dos Ferros do IFRN.