DIAC

Diretoria Acadêmica realiza balanço das ações do ano letivo de 2020

Mesmo impactado pela pandemia da Covid-19, trabalho conjunto entregou resultados positivos

Publicada em 26/04/2021 Atualizada há 1 ano

Ano letivo de 2021 terá início no final de maio.

A Diretoria Acadêmica do Campus Pau dos Ferros do IFRN, a DIAC, realizou um balanço das ações desenvolvidas no ano letivo de 2020, através do qual recapitulou e reconheceu o trabalho desenvolvido pelos servidores no âmbito acadêmico durante o referido ano, iniciado no dia 6 de fevereiro de 2020.

Mesmo com as dificuldades e impactos da pandemia da Covid-19, que marcou o ano letivo; além dos impactos causados pela gestão pro tempore da Reitoria do IFRN durante quase 1 ano, o Campus Pau dos Ferros encerrou no dia 23 de abril o seu ano letivo de 2020.

Com o calendário acadêmico suspenso no dia 17 de março do ano passado, autoridades acadêmicas da instituição - sistêmicas e dos campi - se debruçaram para discutir alternativas e estratégias para mitigar os impactos da pandemia e dar continuidade à retomada do calendário acadêmico o mais rápido possível.

Mesmo com o calendário letivo suspenso, as atividades acadêmicas não foram interrompidas. Professores e técnicos administrativos trabalhavam atividades interativas com alunos. Projetos de ensino, pesquisa e extensão, além da orientação de TCCs seguiram em continuidade.

Durante este período, servidores e estudantes tiveram de se reinventar, abraçando metodologias de trabalho, até então pouco aplicadas em nosso contexto de ofertas presenciais.

“Embora tenhamos vivenciado um ano letivo marcado por adversidades, reconhecemos o importante trabalho de servidores e discentes pelo esforço em contornar as dificuldades e concluirmos o ano letivo com a permanência e êxito de nossos estudantes levando em conta o período de pandemia”, avalia Radyfran Nascimento, Diretor Acadêmico do Campus.

Confira as principais ações e resultados positivos apoiadas e/ou executados sob gestão da Diretoria Acadêmica:

Principais ações

- Encontro Pedagógico;
- Seminários de ambientação;
- Realização de reunião de pais;
- Realização de eventos em formato on-line (SECTA, Semana da Consciência Negra, SemanARTE, João Federal, Feria de la Hispanidad, Abril Indígena, primeira colação de colação de grau em formato remoto, entre outros;
- Manutenção de programas de assistência estudantil;
- Continuidade do acolhimento psicológico em formato remoto;
- Realização de artísticas e culturais;
- Realização de lives sobre qualidade de vida através do Projeto de QVT;
- Realização de oficinas;
- Campanhas educativas e de sensibilização diante da pandemia com o apoio da Comunicação e Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19;
- Distribuição de gêneros alimentícios a estudantes de famílias de baixa renda pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
- Realização de encontros remotos de diálogo com a gestão através de lives;
- Participação ativa das discussões com autoridades acadêmicas da Instituição, incluindo Proen e Coen, sobre diretrizes pedagógicas no âmbito do ensino emergencial remoto;
- Publicações de editais de bolas e de monitoria para estudantes dos cursos técnicos e superiores;
- Implantação do “Painel de Atividades Interativas” durante o período de suspensão do calendário acadêmico;
- Publicações de editais de afastamento total de docente para capacitações, atrelados à contratação de docentes substitutos (as);
- Destaques, aprovações e premiações da comunidade acadêmica em competições e olimpíadas locais, regionais e nacionais, como: Olimpíadas de História, Física, de Astronomia e Astronáutica, Ciências, competições de robótica, apresentação de trabalhos em eventos internacionais, registro de patentes no INPI, Projetos aprovados em seleção da RedeFederal, 4 estrelas da Licenciatura em Química no “Guia do Estudante 2020”,
- Participação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD);
- Participação do Campus Pau dos Ferros na Mostra de Cursos do IFRN;
- Criação de protocolos para admissão de assinatura digital em documentos acadêmicos.

“Todos da nossa comunidade acadêmica estão de parabéns. O trabalho conjunto e dedicação de nossos estudantes, professores, técnicos-administrativos, estagiários e terceirizados foi fundamental para que conseguíssemos atravessar e concluir este ano letivo”, relata Radyfran.

ANO LETIVO DE 2021

O ano letivo de 2021 está com previsão de início para o dia 31 de maio, sendo precedido do pelo Encontro Pedagógico de 2021.1, realizado entre servidores com Diretoria Acadêmica e a Equipe Técnico-Pedagógica. “A previsão de início das aulas é com a continuidade do ensino emergencial remoto. Contudo, ficamos na expectativa para um retorno híbrido e/ou presencial tão logo as condições de sanitárias e de biossegurança nos permitirem. Um abraço a todos e até breve”, comenta o Diretor Acadêmico.

::: CONTEÚDO RELACIONADO

31/01/2020:Encontro Pedagógico 2020.1 abre o ano letivo no Campus Pau dos Ferros.
31/01/2020:Reunião de Pais acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro.
11/02/2020:IFRN abre inscrições para bolsas em programas de assistência estudantil.
13/03/2020:Publicado edital com vagas para Tutor de Aprendizagem e Laboratório.
03/03/2010:Publicado edital com 7 vagas no Programa de Monitoria Voluntária da Licenciatura em Química.
20/07/2020:Edital seleciona graduandos (as) da Licenciatura em Química para bolsistas do Pibid.
16/09/2020: Publicado edital de seleção para auxílio emergencial de inclusão digital.
25/09/2020:Seminário de Ambientação para os estudantes inicia nesta segunda-feira (28).