PRODUÇÃO TEXTUAL

Correios abre inscrições para Concurso Internacional de Redação de Cartas

Estudantes podem se inscrever até o dia 17 de março

Publicada em 17/02/2016 Atualizada há 12 meses

Concurso conta com duas etapas. Vencedor da etapa nacional representará o Brasil na etapa internacional. Imagem: divulgação.

Os Correios recebem, até o dia 17 de março, inscrições para o 45° Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) em todo o mundo e organizado no Brasil pela estatal. Com o tema “Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos”, a iniciativa visa melhorar a alfabetização por meio da escrita, incentivando crianças e adolescentes a expressarem a criatividade.

Podem participar da edição 2016 estudantes de até 15 anos de idade, da rede pública e privada de ensino, que escreverem redações em formato de carta, à mão, em português, com caneta esferográfica preta ou azul e, no máximo, 900 palavras. O estudante deverá passar inicialmente por uma seleção em sua escola, que escolherá a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever até duas redações.

Premiação – O Concurso Internacional de Redação de Cartas conta com duas fases: estadual, na qual o autor da melhor redação ganhará R$ 1.000 e a escola R$ 2.000; e nacional, em que o vencedor receberá R$ 5.000 e um troféu, além de representar o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. Na fase nacional, a escola recebe R$ 10.000.

Em 2015, cerca de 3.700 estudantes de 2.131 escolas públicas e particulares de todo o Brasil participaram do concurso. Leonardo Silva Brito, de Rondônia, foi o vencedor nacional e ficou com a medalha de bronze na fase internacional, em que o Brasil é o 2° país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.

Acesse:

Regulamento da edição 2016 do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Nota divulgada no Blog dos Correios.