Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Coordenação de Atividades Estudantis promove reunião e capacitação com alunos bolsistas

Durante o encontro, alunos foram orientados por assistentes sociais, psicóloga e nutricionista

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 12 meses

Alunos durante momento da capacitação "Postura e Ética Profissional", ministrada pela psicólga Elaine Macedo

Alunos bolsistas do Campus Pau dos Ferros, contemplados pelo Programa de Bolsa de Iniciação Profissional, participam hoje (19), nos turnos matutino e vespertino, de reunião promovida pela Coordenação de Atividades Estudantis (COAES). Atualmente, o Campus Pau dos Ferros conta com 51 alunos alunos beneficiados pelo Programa.


O Coordenador de Atividades Estudantis, Aildo Pimenta, juntamente com Carolina Feitosa, assistentes sociais, reiteraram sobre os direitos e deveres dos bolsistas, além de enfatizarem a importância do Programa para a vida de cada um deles.


Durante o encontro, além conversa sobre atitudes valorizadas no ambiente trabalho, como também fora dele, os alunos participaram de capacitação sobre "Postura profissional e ética", ministrada pela psicóloga do Campus, Elaine Macedo. "A bolsa deve ser, além de um apoio financeiro para manutenção dos estudos, uma experiência antecipada da atividade profissional.", afirma Elaine.


Diante da percepção de que muitos estudantes passam mais de um turno no Instituto, explicou maneiras de manter uma alimentação saudável no dia a dia, os alunos receberam orientações da Nutricionista do Campus, Vanessa Medeiros.


A aluna Andreza Braga, de 17 anos, que mora no município de Encanto (RN), ingressou no Programa em outubro de 2012 e avaliou como positiva a reunião: "Gostei do encontro. Fomos orientados sobre pontos necessários para a qualidade de atendimento no setor. Minha primeira experiência de trabalho foi através desta bolsa, que serve como meio de aprendizagem profissional", afirma Andreza.


O encontro reforçou um dos papéis da Coordenação de Atividades Estudantis, que é a permanência dos alunos na Instituição. Segundo a Psicóloga Elaine Medeiros, "A maior preocupação da COAES é o bem-estar e permanência dos alunos no Instituto e, por meio de ações como esta, pretende se aproximar dos bolsistas, acolhendo-os, mas também dando orientações necessárias ao bom exercício de suas funções", destaca Elaine.


O Programa
Criado pela Resolução do Conselho Diretor n.º 25, de 31/08/2007, o Programa de Bolsa de Iniciação Profissional contempla apoio financeiro para manutenção dos estudos, bem como, propiciar uma experiência antecipada da atividade profissional. O bolsista não pode ter outro vínculo empregatício e tem de ser comprovadamente carente de recursos financeiros. Além de ser regularmente matriculado na Instituição, o aluno não pode estar em dependência ou ter sido reprovado. Outros pré-requisitos: ter disponibilidade de um turno para o desenvolvimento das atividades e não possuir matrícula em outra Instituição de ensino.