CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conif publica chamada para adesão ao Programa Português como Língua Adicional (PLA)

Instituições da Rede Federal podem se inscrever até 18 de junho de 2021

Publicada em 21/05/2021 Atualizada há 12 meses

O PLA em Rede é um curso online de 250 horas.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, na última segunda-feira, 17 de maio, uma Chamada Pública para as instituições da Rede Federal que tenham interesse em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional (PLA). O prazo de inscrição termina no dia 18 de junho de 2021 e a adesão deverá ser feita por meio do formulário eletrônico disponível no link.

O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana.

Para participar do Edital, as instituições devem observar alguns critérios, como a designação de um servidor para coordenar o curso, outro para coordenar a plataforma de estudo e um tutor para cada 20 estudantes, limitado ao máximo de 60 estudantes por instituição. O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.

A previsão é que os cursos de Português tenham início em agosto de 2021, e a seleção dos estudantes seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi. A assessora de relações internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira, explica que o programa tem como foco estudantes estrangeiros de instituições que mantenham ou tenham interesse no estabelecimento de parcerias com a Rede Federal. “O intuito da Rede é possibilitar o fortalecimento da Língua Portuguesa e ampliar as possibilidades de cooperação internacional".

Col 1Col 2
Lançamento do edital17 de maio de 2021
Prazo para submissão de propostas de adesão18 de junho de 2021
Live - Tira dúvidas31 de maio de 2021
Avaliação das propostasDe 21 a 25 de junho de 2021
Resultado preliminar das propostas28 de junho de 2021
Período de interposição de recursos29 de junho de 201
Resultado final das propostas30 de junho de 2021
Seleção interna de estudantes por instituiçãoDe 1 de julho a 30 de julho de 2021
Período de inclusão do coordenador de curso na plataforma pelo IFSULDEMINASDe 1 de julho a 16 de julho de 2021
Reunião de alinhamento28 de julho de 2021
Inclusão dos estudantes e dos tutores das instituições participantesDe 2 a 6 de agosto de 2021
Início do cursoDe 16 e 23 de agosto de 2021

Processo de adesão

Há duas alternativas para as instituições interessadas no programa. A primeira é total, onde a utilização do curso de PLA é realizada por uma única demandante. A outra é em parceria com uma ou mais instituições da Rede. Em ambos os casos, as instituições aderentes devem reservar 10% das suas vagas para o Conif, a fim que sejam disponibilizadas a parceiros organizados em rede.

PLA

O programa foi lançado no dia 5 de maio de 2021 em uma solenidade on-line e teve a participação de assessores de Relações Internacionais, reitores e outros servidores interessados no tema. A data de lançamento foi escolhida para somar às comemorações do "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Para dar o caráter de pluralidade, que é uma marca registrada das instituições, um grupo de trabalho foi constituído ainda em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda.

Acesse:

Edital CONIF/AI Nº 05