REDE FEDERAL

CONIF emite nota de repúdio à violência no IFRN

Posicionamento diz respeito aos incidentes ocorridos na tarde desta terça-feira, 11, na Reitoria do Instituto

Publicada em 11/08/2020 Atualizada há 1 ano

Imagem: reprodução CONIF.

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NO IFRN

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – representante dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II –, vem a público manifestar sua preocupação com os incidentes ocorridos na reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nesta terça-feira (11/8).

No decorrer de seus onze anos, o Conif sempre prezou pelo diálogo como via democrática para a consolidação e expansão da Rede Federal. Infelizmente, a ausência de comunicação e entendimentos resultou nas cenas lamentáveis noticiadas no decorrer de todo o dia pela imprensa e pelas redes sociais. Nenhuma forma de violência, inclusive policial, pode ser justificada a estudantes que manifestam pacificamente, ainda mais no dia que é a eles dedicado.

Assim, mais uma vez nossa entidade expressa sua preocupação com quaisquer iniciativas que visem desestabilizar o funcionamento de suas instituições de ensino e causar ofensas às prerrogativas enunciadas pela Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O posicionamento do Conif segue a narrativa pela garantia da democracia e da autonomia institucional, salvaguardadas pelo ordenamento jurídico vigente, em consonância com práticas de gestão transparente e eficaz. Por essa razão, o colegiado sustenta a importância de dar vez e voz ao estudante e à comunidade acadêmica sobre aquilo que acreditam e pensam, repudiando atos contrários à liberdade de expressão, sempre que exercida de forma responsável.

Brasília,11 de agosto de 2020.