Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
SÉRIE: GRADUAÇÕES NO IFRN

Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

15/02/2022 - Os analistas de sistemas estudam softwares e desenvolvem sistemas de informação para diversos setores de atividades

Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de sete semestres.

Por Amanda Macêdo,
estagiária do Núcleo de Jornalismo (Nujor) da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN.



O Curso Superior de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é uma das opções de graduação dos campi Natal-Central, Nova Cruz e  Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Formando profissionais que projetam, analisam e implantam sistemas computacionais de informação através do raciocínio lógico e da utilização de linguagens de programação, em Pau dos Ferros o curso é coordenado pelo professor Irlan Moreira e possui nota 4 de 5, segundo a avaliação de qualidade do Ministério da Educação (MEC).


Em sua apresentação no Projeto Pedagógico do Curso, aprovado em 2012, a inclusão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no  Campus se fez necessária pois  “no âmbito do estado de Rio Grande do Norte, a oferta do curso ocorre em meio a um acelerado processo de desenvolvimento de uma sociedade, denominada sociedade da informação, onde passamos a usar e depender cada vez mais de serviços oferecidos por uma variedade de sistemas informatizados”.
Com a duração de três anos letivos, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional para conhecer as principais ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. O curso de ADS instiga estudantes a desenvolver um papel fundamental na busca de soluções e otimização, através da capacidade de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio de softwares.


Profissionais formados nessa graduação devem ser capazes de processar informações, além de ter iniciativa, autonomia, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. Sabendo disso, o estudante Alex Correia, de 17 anos, realizou o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de conseguir uma vaga no curso. Ele conta que a decisão para a escolha de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi motivada por influência familiar, principalmente do seu irmão, que hoje é formado na área. “Eu o via programando e achava sempre o máximo. Espero aprender tudo o que eu puder sobre programação e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico junto a outros profissionais, é o rumo que quero tomar”,  relata.


Segundo o coordenador, o curso de ADS tem grande relevância tanto no cenário nacional, quanto no local. “O mercado de trabalho vem se expandido há tempo, porém com o crescente uso do home office, a demanda por profissionais aumentou. Hoje, nossas alunas e alunos, antes mesmo de concluir o curso, têm ingressado no mercado de trabalho”.


Atualmente, a matriz curricular do curso é organizada por semestres, com 2.040 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos, 154 horas destinadas a Seminários curriculares e 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.594 horas. Dentro da grade curricular são oferecidas disciplinas como Línguas, Metodologia da Ciência, Empreendedorismo, Redes de Computadores, Arquitetura de Software e Web Design.


Acesse a página do curso para saber mais:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Pau dos Ferros

 

Ações do documento

Página em carregamento