PDI
Conheça a metodologia de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023
Documento traz as diretrizes da Instituição para os próximos 5 anos
Publicada em 22/06/2018 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:34

Chegando ao encerramento do Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) 2014-2018, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento
Institucional (Prodes) dá início aos trabalhos para a atualização do documento.
O PDI traça os objetivos estratégicos e as metas de todas as áreas que formam a
Instituição para um período de cinco anos.
Número de estudantes, servidores, quantos e quais cursos
ofertar, projetos de pesquisa, extensão, recursos para infraestrutura, apoio
estudantil. Todos esses dados e outros mais formam o PDI. O documento,
portanto, precisa ser construído com base em um grande conhecimento sobre a
Instituição e a sociedade potiguar. Isso porque as metas devem ter como
objetivo atender as necessidades dos campi e da Reitoria, seus servidores e estudantes,
mas, principalmente, da sociedade. Assim, o ponto de partida são os
documentos normativos da Instituição, que dizem quem ela é e como deve funcionar,
e o Plano em vigor.
Quem constrói o PDI
É um esforço conjunto de servidores, estudantes e integrantes da
sociedade
potiguar, com coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e
Desenvolvimento Institucional. O trabalho começa com as diretrizes das
comissões, que analisam os
documentos e sistematizam o que já existe com as novas necessidades e as
sugestões da comunidade. Paralelo a isso, todos os estudantes e
servidores
podem fazer suas sugestões. Ao final, a sociedade potiguar é convidada a
avaliar o que foi feito e acrescentar suas observações.
Como
As comissões central, logística, temáticas e locais se
reúnem semanalmente. Estudantes e servidores dão suas sugestões gerais
em uma
primeira consulta pública que será realizada pelo Suap. As comissões
sistematizam as sugestões da comunidade com o que elaborou. A primeira
proposta de objetivos e metas do PDI é colocada para uma nova consulta
pública a estudantes e servidores,
que, desta vez, podem comentar item a item o que foi construído até
então. As
comissões voltam a se reunir e sistematizar as novas sugestões,
finalizando a
minuta do documento. Neste momento, ela é divulgada de forma pública, de
maneira que qualquer cidadão possa analisá-la e enviar suas observações.
As
comissões voltam a ler as sugestões e finalizam a minuta definitiva do
documento, que é enviada para o Conselho Superior da Instituição.
Quando
As comissões iniciaram seus trabalhos. Nesta semana, se
reúnem em quatro campi diferentes, a fim de uniformizar as formas de atuação.
As datas das consultas públicas serão divulgadas em breve. O PDI 2019-2023 deve
estar pronto até dezembro de 2018.
COMISSÕES
- Central
- Logística
- Temáticas (Políticas de Desenvolvimento Institucional; Políticas
Acadêmicas e de Inovação; Políticas de Gestão e Políticas de
Infraestrutura)
- Locais (campi e Reitoria)
REUNIÕES COMISSÕES CENTRAL E LOCAIS
DATA | LOCAL | CAMPI PARTICIPANTES JUNTO COM A COMISSÃO CENTRAL |
---|---|---|
20.06.2018 | Campus Mossoró | Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Ipanguaçu |
20.06.2018 | Campus Currais Novos | Currais Novos, Caicó, Santa Cruz, Parelhas |
20.06.2018 | Campus João Câmara | João Câmara, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi |
20.06.2018 | Campus Natal-Zona Norte | Natal-Zona Norte, Parnamirim, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Nova Cruz |
21.06.2018 | Campus Natal-Central | Natal-Central, Educação a Distância, Natal-Cidade Alta, Lajes, Macau |
MUDANÇAS
- Internacionalização passa de macroprocesso da dimensão Gestão Estratégica para dimensão estratégica;
- De dimensão, a Governança passa a permear todas as dimensões estratégicas;
- As que análises e sugestões da comunidade e das comissões apontarem.