Igualdade de gênero

Concurso de redação do CNPq recebe inscrições até 30 de setembro

Podem concorrer, divididos por categoria, alunos do ensino médio ao doutorado

Publicada em 18/09/2013 Atualizada há 12 meses

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Este ano, as propostas de concursos de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos escolares devem basear nas questões da igualdade de condições entre mulheres e homens.

O prêmio se divide nas categorias Estudante de Ensino Médio; Escolas de Ensino Médio e Escolas de Ensino Médio integrado à Educação Profissional; Estudantes de Graduação; Graduado e Estudante de Mestrado; Mestra e Estudante de Doutorado. Os gêneros textuais exigidos podem mudar conforme a categoria, como também a premiação.

A escolha do tema é livre, porém, é recomendado que reflexões envolvendo formas de discriminação sexual, étnica, racial e por orientação sejam consideradas durante a construção dos textos. Os docentes também podem participar do prêmio inscrevendo um projeto pedagógico sobre questões de discriminação entre mulheres e homens, raça ou orientação sexual.

A iniciativa dos Projetos Pedagógicos visa a ampliar e replicar boas experiências que existam ou serão realizadas nas escolas brasileiras, além de fomentar o envolvimento da comunidade escolar em torno do debate sobre a igualdade.

As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de setembro. Para obter mais informações sobre o prêmio, acesse www.igualdadedegenero.cnpq.br.

O Prêmio é organizado pela secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Educação (MEC), Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres.

Acesse: