Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO

Comunidade acadêmica do Campus participa do "Diálogos" com a Reitoria

Dirigentes sistêmicos estiveram em Pau dos Ferros na última sexta-feira (30). Evento foi transmitido ao vivo

Publicada em 02/08/2021 Atualizada há 1 ano

Comunidade acadêmica pode interagir remotamente através do chat ao vivo via YouTube.

Na última sexta-feira, 30, foi a vez do Campus Pau dos Ferros receber o evento "Diálogos IFRN - Reitoria e campi", uma iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) que visa aproximar, dialogar e tornar ainda mais transparente a gestão da cúpula da Reitoria com comunidade acadêmica dos mais de 10 campi instalados por todo o Estado.


Em sua primeira edição, o evento tem como temário: "O contexto atual e os desafios impostos: pandemia, ensino híbrido (quadro orçamentário, trabalho docente e administrativo)". O Diálgoos acontece ao longo de 3 semana, percorrendo os diversos campi do Instituto por todo o Estado. Na primeira semana, de 26 a 30, o Diálogos percorreu as unidades: Santa Cruz, Parelhas, Currais Novos, Caicó, Jucurutu, Ipanguaçu, Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros.


"O objetivo é estabelecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, com espaços de escuta, sobre as questões de gestão administrativas e acadêmicas", explicou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antonia Silva.


No Campus do Alto Oeste potiguar, a programação teve início por volta das 9h e foi realizada em dois momentos: um primeiro encontro destinado à comunidade acadêmica em geral. O segundo momento, depios do meio-dia, foi realizado entre a gestão da Reitoria e o Colégio Gestor do Campus Pau dos Ferros, formado por diretores e coordenadores (as).


O encontro reuniu gestores, servidores e estudantes, além de representantes de entidades estudantis como do Grêmio Estudantil Joaquim Correia (GEJC) e da Rede de Grêmios do IFRN (Regif). À mesa diretiva, estiveram presentes o Reitor do IFRN, Professor Arnóbio Araújo; e o Diretor Geral do Campus, Professor Emanuel Oliveira.


O Reitor do IFRN deu início à sua fala apresentando as ações mais importantes de cada pró-reitoria ou diretoria sistêmica nesses primeiros oito meses de sua gestão. Arnóbio ainda destacou a importância de acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 1453/2021. "Esse projeto pode acarretar a quebra do princípio da gestão democrática nos Institutos Federais, pois propõe que não sejam mais realizadas eleições para diretores-gerais de campi, além de querer impor a lista tríplice para reitor. Precisamos defender o princípio democrático de nossas instituições". Após a fala de Arnóbio, o Professor Emanuel Oliveira fez uso da palavra, ambos debatendo, entre outros temas, sobre o quadro orçamentário, pandemia e ensino híbrido. Durante a programação, a comunidade acadêmica pôde interagir: servidores através da plataforma Microsoft Teams e estudantes e demais participantes através do chat do canal do IFRN no YouTube.


Durante os Diálogos IFRN realizados até agora, os temas mais abordados foram o retorno híbrido/presencial às aulas, a reestruturação da Pró-Reitoria de Administração (Proad/IFRN), os serviços digitais como apoio ao ensino e a necessidade de ampliar as divulgações institucionais. Sobre o retorno híbrido presencial das aulas, a diretora pedagógica do IFRN, Amélia Reis, representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN), destacou que a comissão de diretrizes pedagógicas vêm discutindo com toda a comunidade a situação da pandemia, estabelecendo propostas de formatos para o retorno que serão votadas pelos conselhos competentes. O retorno híbrido poderá acontecer a partir de novembro de 2021, quando inicia o segundo semestre letivo, mas depende da situação da pandemia e dos encaminhamentos aprovados pelos conselhos.


O evento teve início no dia 26 de julho e a programação segue até o dia 1º de setembro. Em Pau dos Ferros, o Diálogos foi realizado no dia 30 de julho e está disponível no canal IFRN Oficial no YouTube:

Gravação do Diálogos IFRN no Campus Pau dos Ferros


Com informações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (ASCE).



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

23/07/2021:Diálogos com os campi tem início na segunda (26) de forma on-line.