PADRONIZAÇÃO

Comunicação do IFRN cria normatização de cerimoniais de eventos que marcam a conclusão de curso

Portaria publicada regulamenta certificações, formaturas e colações de grau

Publicada em 08/03/2019 Atualizada há 1 ano

No portal do Campus Pau dos Ferros, no menu à esquerda, a página do formando traz a cartilha em arquivo eletrônico, que está disponível para download

A conclusão de um curso no IFRN é um momento marcante da experiência incrível de ser aluno do Instituto Federal e merece ser celebrado.

Diante da importância de promover solenidades de conclusão de cursos padronizadas no âmbito do IFRN, a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (ASCE), junto às Coordenações de Comunicação Social e Eventos dos campi (COCSEVs), criou a “Normatização de Cerimoniais de Certificação, Formaturas e Colações de Grau”.

Uma das dúvidas mais comuns é que muitos estudantes ainda confundem ou não sabe de qual evento ele participará ao concluir o seu curso: certificação, formatura ou colação de grau.

A certificação é uma cerimônia destinada aos concluintes de cursos de formação inicial e continuada. A formatura é uma solenidade que marca a conclusão de cursos técnicos . Já a colação de grau celebra a graduação no ensino superior.

Para simplificar o entendimento de todo o conteúdo, a equipe da Comunicação desenvolveu a cartilha intitulada “Normatização de cerimoniais de formaturas no IFRN”, que traz informações e orientações importantes sobre os atos protocolares das cerimônias, tanto a quem realiza o evento aos formandos e demais participantes.

Agora, os eventos que coroam a conclusão da vida acadêmica do aluno no IFRN estão ainda mais alinhados aos padrões pedagógicos e institucionais do IFRN e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acesse:

Cartilha de “Normatização de cerimoniais de formaturas no IFRN”

Página do formando

UM DOCUMENTO REGULAMENTADO E ALINHADO

A normatização está regulamentada através da Portaria Nº 1/2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) e estabelece procedimento padrão a ser observado, sendo norteado pela Organização Didática do IFRN; pela Portaria 999/2017-Reitoria/IFRN, referente à delegação de competências para presidência de tais solenidades; pelo Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e suas adaptações.