COEN

Comitê de Ensino se reúne para debater andamento de processos seletivos

Reunião aconteceu nesta quarta-feira (23), com a presidência do novo pró-reitor de Ensino

Publicada em 29/12/2020 Atualizada há 12 meses

Reunião aconteceu de forma remota.

Formado pelos integrantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pelos diretores acadêmicos dos campi, o Comitê de Ensino (Coen) do IFRN se reuniu na manhã desta quarta-feira (23). A reunião foi presidida pelo novo pró-reitor de Ensino do Instituto, professor Dante Moura, nomeado nesta semana. O principal objetivo do encontro foi debater o andamento dos processos seletivos para cursos técnicos e a retomada do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).

A reunião foi aberta pelo reitor José Arnóbio, que fez referência, em sua fala, à importância dos órgãos colegiados para o funcionamento e a democracia da Instituição. O pró-reitor Dante Moura destacou que o Coen ocupa um espaço de decisão superior à Proen. Declarou ainda que os principais desafios do IFRN, após oito meses de gestão pro tempore, são voltar ao patamar de qualidade que possuía em abril de 2020 e depois disso ultrapassá-lo. "Esse precisa ser o objetivo de qualquer gestão comprometida de verdade com o seu trabalho", frisou.

Os integrantes do Coen deram início às discussões pela avaliação dos editais lançados para a seleção de estudantes aos cursos técnicos integrados, subsequentes e ProEJA (editais 29, 30 e 31/2020, respectivamente). Com gestão novamente do professor José Everaldo Pereira, a Coordenação de Acesso Discente (Cadis) apontou entraves na elaboração do documento que não permitem a sua plena execução. Após debate, foi decidida a suspensão temporária das inscrições no processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que possuem um maior número de candidatos e poderia gerar um maior dano. Os diretores acadêmicos e integrantes da Proen vão trabalhar nos próximos dias nas correções necessárias ao documento e até a primeira quinzena de janeiro divulgarão as novas informações.

Já o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), que havia sido suspenso no dia 9 de novembro, será retomado. De acordo com José Everaldo, os livros de estudo e exercícios já estão disponíveis no Campus Natal-Zona Leste. Nos próximos dias, a Cadis vai elaborar, junto ao Comitê Covid-19 IFRN e aos gestores dos campi, estratégias de distribuição do material que resguardem a segurança e proteção quanto à pandemia de Covid-19. Além disso, será elaborada uma nova forma de avaliação. "O ProITEC tem o objetivo de reforçar o aprendizado de estudantes da rede pública de ensino. Por esse motivo, a decisão foi por mantê-lo", explicou o professor.

Uma nova reunião do Comitê de Ensino foi agendada, em caráter de urgência, para o dia 29 de dezembro, às 14h30. O grupo decidiu que o encontro será transmitido ao vivo. O link para acompanhamento será divulgado nas mídias do IFRN.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

23/12/2020: IFRN suspende temporariamente as inscrições do Exame de Seleção 2021.