Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

COLETARES desperta atenção de estudantes sobre educação ambiental

Projeto Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos está em sua quarta edição

Publicada em 18/12/2020 Atualizada há 12 meses

Registrode uma das turmas participantes do projeto durante encontro remoto com a Professora Dra. Daniele Bezerra

O Projeto de Extensão Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (Coletares) não parou mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus.


As mais recentes atividades foram palestras educativas, em formato remoto, ministradas pelas professoras Dra. Daniele Bezerra e Dra. Michelle Guimarães. O Coletares objetiva trabalhar com ações que possibilitem a sensibilização da população para a temática "coleta seletiva e a educação ambiental".


Os mais recentes encontros foram promovidos a estudantes do Campus ingressantes no ano letivo de 2020. Devido às restrições da pandemia da Covid-19, os encontros vêm sendo realizados de maneira remota, como por exemplo através da plataforma Google Meet. Dois dos participantes, Júlio César Nunes Araújo e Mariana Batista Holanda Dias, comentam sobre a importância do Projeto.


"Este projeto é inspirador, a importância dele para nossa região é enorme, já que além de não termos formas de descarte correto, o conhecimento também não é ensinando com tanto vigor para a nossa população que, por muitas vezes, acaba descartando matérias recicláveis de maneira errada.. O mais incrível no COLETARES é que ele me fez pensar ainda mais sobre o  futuro, pois se não fizermos a nossa parte enquanto podemos, ele poderá não existir.", detalha Mariana, aluna do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Apicultura (matutino).


"O Coletares tem uma abrangente importância para o desenvolvimento de uma sociedade e para  o desenvolvimento sustentável. A coleta seletiva irá ajudar tanto na saúde própria quanto na dos outros, ajudará também a economia do país, sem falar dos benefícios que trará para o meio ambiente, reduzindo a poluição, a proliferação de substâncias ofensivas para a terra e nosso organismo", comenta Júlio, aluno do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos (matutino).


Ao longo do período de realização, o Projeto espera sensibilizar em torno de 1000 pessoas das comunidades acadêmicas envolvidas e catadores, implementando e fortalecendo uma cultura de coleta de resíduos sólidos nas escolas, com pontos de coleta, cronograma de transporte até os catadores e a conscientização de todas as pessoas envolvidas.


O Projeto foi implementado no Campus Pau dos Ferros em 2014, levando conhecimento a centenas de pessoas de Pau dos Ferros e até escolas de cidades vizinhas, como aconteceu em edições anteriores. De lá para cá, o projeto vem renovado e, hoje, já está em sua quarta edição. A atual versão do COLETARES foi aprovada em seleção da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN através do Edital Nº. 02/2020-PROEX/IFRN, que trata do Programa de Apoio Institucional a Projetos de Extensão.


O Projeto tem como integrantes: Michelle de Oliveira Guimaraes Brasil (docente - coordenadora); Francisco Vieira Sales Junior (técnico-administrativo - coordenador de extensão); Daniele Bezerra dos Santos (docente); Francisco Sérgio de Almeida Neto (docente); Francisco Marcilio de Carvalho França (técnico-administrativo) e João Victor Pires da Silva (discente).