Capacitação sistêmica trata de indicadores e Farol de Desempenho

Farol tem 14 indicadores relativos à Proex e à Coex de cada campus

Publicada em 19/01/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro foi realizado de maneira remota, com participantes da Reitoria e dos campi.

Nesta quinta-feira (14), a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex) promoveu – de modo remoto – a primeira capacitação sistêmica do ano. A ação tinha como objetivo apresentar e discutir o funcionamento e indicadores do Farol de Desempenho, ferramenta de acompanhamento da Gestão do Instituto.

Os 14 indicadores relativos à Proex e às Coordenações de Extensão dos campi fazem referência a duas perspectivas com objetivos estratégicos específicos; esses dados precisam ser inseridos no sistema, com base nas ações dos 22 campi e da Reitoria relativas ao ano de 2020.

Perspectivas

A pró-reitora de Extensão, Denise Momo, explicou as perspectivas e funcionalidades ligadas à pasta: “A perspectiva Estudantes e Sociedade, particularmente o ES5, busca desenvolver a internacionalização no IFRN e possui cinco indicadores sobre mobilidade internacional (estudantes, docentes, técnicos administrativos e pessoal recebido), projetos de cooperação internacional e participações em eventos internacionais. Suas ações estão relacionadas à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri)”. Sobre a perspectiva Processos Acadêmicos, Denise seguiu: “particularmente o PA3 busca fortalecer as ações de projetos e programas de extensão nos territórios de abrangência e possui 5 indicadores sobre projetos de extensão, projetos de ação social e envolvimento em extensão (estudantes, docentes e técnicos administrativos); as ações estão relacionadas à Assessoria de Projetos e Convênios (Asproc)”, definiu.

Ao explicar a perspectiva Processos Acadêmicos - PA4 – a pró-reitora disse que essa “busca desenvolver a articulação com o mundo do trabalho e os seguimentos sociais e possui 4 indicadores sobre Programa de Aprendizagem, Estágio, ações de empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária criativa e visitas a organizações”. Tal perspectiva está ligada ao fazer da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (Asremt).

Farol de desempenho

O Farol de Desempenho é uma ferramenta de monitoramento sob as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) do IFRN ainda em 2019, o Farol apresenta quatro perspectivas do PDI com os respectivos Objetivos Estratégicos (OE) apresentados através de três indicadores: Status, Farol e Barra de Progresso.

Tais indicadores têm como função acompanhar os resultados alcançados a partir de um propósito definido. A atribuição do indicador Status é descrever o alcance da meta (alcançado, parcialmente alcançado ou não alcançado); o Farol indica o visual do Status, sendo: verde (alcançado), amarelo (parcialmente alcançado) ou vermelho (não alcançado). Já a Barra de progresso sugere a representação gráfica do valor real do indicador em relação a sua meta. “Cada indicador possui um peso dentro do OE, sendo este fator de grande influência nas informações apresentadas”, explicou a professora Patrícia Maia, que integrante da comissão de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O alcance dessa meta, segundo ela, influenciará positivamente no Objetivo Estratégico: “dessa forma, também, se um indicador de peso elevado apresentar status ‘não alcançado’, a influência será negativa, podendo até mesmo ultrapassar o desempenho dos demais indicadores com meta já atingida para o OE”, disse.

O Farol de Desempenho segue aberto até o dia 21 de janeiro de 2021 para alimentação com os dados acumulados das ações realizadas em 2020. “Embora 2020 tenha sido um ano de muitos desafios, a comunidade acadêmica do IFRN inicia o ano de 2021 renovada e segue cumprindo sua função social, fortalecendo o trabalho sistêmico de forma democrática na nossa instituição”, finalizou Denise.