Inclusão
Campus promove curso de corte e costura pelo Programa Mulheres Mil
Com 30 vagas, as inscrições acontecem de 26 a 30 de junho deste ano, de forma presencial
Publicada por Max Praxedes em 19/06/2023 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
O Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, nesta segunda-feira, 19 de junho, o processo seletivo para o curso de Corte e Costura (vestuário): tecendo saberes e construindo identidades, que disponibiliza 30 vagas, no turno vespertino, para o público feminino que atenda às condições:
- Ter, no período previsto para matrícula, idade mínima de 18 anos;
- Atender aos requisitos de escolaridade do curso (saber ler e escrever);
- Residir, preferencialmente nos municípios de Pau dos Ferros e região;
- Não ter participado de turmas anteriores do curso.
Processo seletivo
A seleção será realizada, exclusivamente pelo Campus, através de avaliação socioeconômica, atendendo prioritariamente - mas não nesta ordem - mulheres com menor grau de escolaridade, oriundas da rede pública de educação básica, únicas ou principais mantenedoras de sua família ou com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, conforme avaliação do serviço social e/ou Comissão de Seleção designada pelo diretor-geral do Campus.
O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 3 de julho. Já o resultado final está previsto para o dia 5 de julho. As matrículas acontecerão nos dias 6 e 7 de julho deste ano.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 26 a 30 de junho, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, em formato presencial, no Campus Pau dos Ferros do IFRN. O local das inscrições é na sala 125, no segundo piso do bloco anexo. Para efetuar a inscrição, a candidata deve apresentar a seguinte documentação (original e cópia):
- Documento de identidade (ou outro documento oficial com foto) e número do CPF;
- Comprovante de residência preferencialmente em nome da candidata;
- Declaração de renda (modelo próprio no ato da pré-seleção) e seus respectivos documentos;
- Histórico escolar ou declaração de próprio punho informando o nível de escolaridade exigido (modelo próprio no ato da pré-seleção).
Ainda no ato da inscrição, a candidata deverá responder a um questionário socioeconômico disponibilizado pelo IFRN.
O curso
O curso funcionará em formato presencial, no turno vespertino, com duração de cinco meses, contemplando disciplinas de núcleo básico (propedêuticas) e do núcleo profissional. As selecionadas receberão bolsa auxílio mensal durante o período do curso. Segundo o professor Cleonildo Costa, coordenador do curso, as aulas devem iniciar em julho.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: coex.pf@ifrn.edu.br, da Coordenação de Extensão do Campus.
Mulheres Mil
O Programa foi instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Estruturado em torno dos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o projeto nasceu em 2007 e foi desenvolvido em treze projetos pilotos implantados pelos Institutos Federais dos Estados do Norte e Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mão-de-obra, suas vidas e as das suas famílias e comunidades.
A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.
- Palavras-chave:
- Costureira Curso Pau dos Ferros Mulheres Mil